Grupos de Camaçari são destaques em projeto

Os grupos culturais de Camaçari Espermacete, de Barra do Pojuca, e o Samba de Roda Nativas de Arembepe, da localidade de Arembepe, foram destaques durante o show do cantor e compositor Roberto Mendes e Coletivo Musical realizado na praça da Simpatia na noite de ontem (05/07), durante o projeto Cultura em Movimento – Chulas e Xaréus do Recôncavo.

1fd75cf4-3450-4f51-85aa-27ffb3b1c3e3

O projeto teve como intuito destacar a diversidade cultural baiana, evidenciando as chulas, ritmo tradicional característico das comunidades rurais do Recôncavo. Durante o evento, o idealizador do projeto, o cantor e compositor Roberto Mendes agradeceu o apoio da Secult (Secretaria de Cultura) de Camaçari na realização do evento. Ele contou que ficou encantado com a diversidade cultural da cidade e o investimento da Prefeitura no fomento da cultura local. “Camaçari não é só a cidade do polo industrial, mas também de um importante polo cultural”, afirmou Roberto Mendes.

O prefeito Ademar Delgado fez questão de prestigiar o evento e ressaltou a satisfação em ver os grupos culturais sendo valorizados e retratando a história de Camaçari. “Esse evento é uma grande oportunidade para incentivar e preservar a cultura popular”, frisou o prefeito Ademar.

Durante o evento, a Casa dos Sete – Projetos e Produções, empresa responsável por executar o projeto, gravou vídeos depoimentos com 10 mestres de cultura popular de Camaçari que vão integrar o documentário Memórias Compartilhadas. Eles contaram histórias, saberes e fazeres da trajetória e a relação com a cidade e a comunidade em que vivem.

Estudantes de música da Cidade do Saber participaram de oficina musical que foi realizada no período da manhã. Na oportunidade, eles conheceram a história do povo do Recôncavo e participaram de atividades práticas que contribuem para a valorização, preservação e formação cultural dos jovens.

O show também contou com a participação da artista do distrito de Bom Jesus dos Pobres, em Saubara, que também mantém viva a tradição de Chulas, Rita da Barquinha.

O projeto Cultura em Movimento – Chulas e Xaréus do Recôncavo foi produzido e elaborado pela Casa dos Sete – Projetos e Produções e tem patrocínio da Braskem e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Além disso, conta com o apoio cultural da Rede Bahia.

Prestigiaram o evento as secretárias da Cultura, do Governo e da Mulher, Branca Vieira Lima e Lêda Duarte e Suzana Graziela de Lima.

Ascom : PMC