Escolas exibem criatividade durante desfile

A pátria brasileira foi ovacionada na manhã de hoje (07/09), por milhares de pessoas durante a 29ª edição do desfile de 7 de setembro no bairro Gleba E. A população do Município fez questão de prestigiar o tradicional desfile cívico em comemoração aos 194 anos da Proclamação da Independência do Brasil.
Este ano, o evento abordou o tema Círculos de Saberes: Camaçari desfilando sua história e a comunidade escolar evidenciou, durante o desfile, a riqueza cultural do Município.

unnamed-1

O prefeito Ademar Delgado expressou imenso entusiasmo com o evento e fez questão de destacar a importância de preservar a cultura do desfile para reforçar o civismo e o patriotismo nas pessoas.

O evento foi aberto com o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Camaçari ao som do hino nacional, tocado pela Filarmônica 28 de Setembro. Durante o ato, soldados do Tiro de Guerra e os grupos de escoteiros do Município São João Paulo II e 9º Grupo de Escoteiros Capuamy participaram do ato de saudação às bandeiras. Na sequência, os alunos do Conservatório de Música Sinfônica da Cidade do Saber tocaram o hino de Camaçari.

unnamed-2

Os temas abordados pelas sete escolas das redes pública e privada tiveram como foco os valores humanos, a inclusão social e a ética e foram acompanhados de perto pela estudante Laila Maria de Jesus, 29 anos, que fez questão de chegar cedo para assistir ao desfile de 7 de Setembro da arquibancada. “Desde criança assisto ao desfile todos os anos e hoje fiz questão de trazer meu filho, Luís de Jesus, 8 anos, e minha irmã, Carina de Jesus, 6 anos, para ensiná-los alguns valores de bons cidadãos, como o de amar o nosso país e a nossa cidade”, frisou.

Além das escolas, as bandas e fanfarras desfilaram pela avenida e contagiaram o público que se alegrou diante da beleza e animação da Fanesc (Fanfarra Estudantil de Camaçari), Bamuca (Banda Municipal de Camaçari), Fanjuc (Fanfarra Juvenil do Cesma), Fampa (Fanfarra Popular de Abrantes), Banda Cesma (Banda Centro Educacional Sistema Master) e Bamparve (Banda Marcial da Escola Municipal Parque Verde), além da apresentação do projeto musical cultural de percussão, Som do Timbal.
Realizado pela Prefeitura, o desfile é organizado pela Seduc (Secretaria de Educação), com o apoio da Coordenação de Eventos e diversas secretarias municipais.

Estiveram presentes no desfile, a primeira-dama do Município, Edyla Chagas, a vice-prefeita Maria do Carmo Siqueira, além de secretários municipais, do comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar de Camaçari, coronel Carlos Henrique Melo, do comandante do 5º Subgrupamento de Bombeiro Militar de Camaçari, Altaide Carvalho, e da subcomandante do Corpo de Bombeiros, Patrícia Lima.

ESCOLAS
Participaram do desfile as Escolas Municipais CEMC (Centro de Educação Municipal de Camaçari), Experimental Professora Marina Tavares Cardoso, Escola Especial de Camaçari – Caic, Centro Educacional Anísio Teixeira, Centro Educacional Elmo Oliveira, além das unidades da rede particular de ensino, o Centro Educacional Sistema Master (Cesma) e o Carpe Diem.

Ascom: PMC