Confira as atividades que comemoram o Dia Municipal da Capoeira em Camaçari

Em alusão ao Dia Municipal da Capoeira, a Prefeitura, por meio da Secult (Secretaria de Cultura) preparou uma ampla programação para celebrar a data. As atividades tiveram início no último dia 18 e seguem até sábado (26/11), com apresentações na sede e orla do Município.

caps
A iniciativa contará com a participação de 12 grupos e associações de capoeira de Camaçari, os quais terão a oportunidade de realizar demonstrações públicas da manifestação cultural.
Nesta segunda  (21/11), as apresentações ficaram por conta dos grupos de Capoeira Engenho e Discípulos de Mestre Petróleo, que aconteceram às 10h e 15h, no Colégio Estadual de Vila de Abrantes e na Escola Municipal Cosme de Farias, na localidade de Vila de Abrantes, na orla e no bairro Phoc I, na sede, respectivamente.  Na terça (22/11), o grupo de Capoeira Filhos de Maré faz apresentação às 19h, no CEMC (Centro de Educação Municipal de Camaçari), no Phoc II. A primeira apresentação aconteceu na última sexta-feira (18/11), na Escola Sonho Feliz, no bairro Parque das Mangabas, com o grupo Associação de Capoeira Regional Bimbaê.
Além das apresentações de capoeira, o público participante terá a oportunidade de assistir apresentações de maculelê, puxada de rede e samba de roda. O ponto alto das comemorações será no dia 26 de novembro, a partir das 19h, no Teatro Alberto Martins, com diversas atividades como roda de conversa com os representantes locais da Cultura, do Conselho Municipal de Cultura e da Liga de Capoeira de Camaçari. Ainda no sábado, encerrando a programação, acontecerá apresentação da Orquestra de Berimbaus Obadx e show musical com banda local.
O evento é realizado pela Prefeitura, por meio da Secult e do Conselho Municipal de Cultura, com apoio da Liga de Capoeira de Camaçari.

-Publicidade-
-Publicidade-

DATA
O Dia Municipal da Capoeira, sancionado pelo prefeito Ademar Delgado através da Lei nº1322/2014, é comemorado em 27 de dezembro. A data foi escolhida em homenagem ao dia do aniversário do capoeirista mais antigo de Camaçari, Raimundo Santana, mais conhecido como Mestre Petróleo. A roda de capoeira foi reconhecida pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

PROGRAMAÇÃO

23 de novembro
Local – Escola Municipal Anísio Teixeira, Gleba E
Horário – 10h30
Grupo de Capoeira Viola de Ouro
Mestre – Zeca

Local – Escola Municipal Clube das Mães, Lama Preta
Horário – 15h30
Grupo Associação de Capoeira Grande União
Mestre – Saci

Local- CETEPS (Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana), Centro
Horário – 15h30
Grupo de Capoeira Inclusiva
Mestre – Ismael

Local – Escola Municipal de Barra do Jacuípe, em Barra do Jacuípe
Horário – 10h
Grupo de Capoeira Zabiacongo
Mestre – Geni

24 de novembro
Local – Colégio Giltônia Pereira de Souza, em Arembepe
Horário – 14h30
Grupo de Capoeira Abolição
Mestre – Bobô

Local – Escola Municipal Padre Paulo Maria Tonucci, Novo Horizonte
Horário – 15h
Grupo de Capoeira Estrela do Céu
Mestre – Oliveira

Local – Escola Professor Luiz Rogério, na Gleba C
Horário – 18h30
Grupo de Capoeira Cultura Brasileira
Contramestre – Foquinha

25 de novembro
Local- Colégio Giltônia Pereira de Souza, em Arembepe
Horário – 10h30
Grupo de Capoeira Kirubê
Mestre – Orelha

26 de novembro
Local – Teatro Alberto Martins
19h – Receptivo
19h30 – Abertura
19h50 – Orquestra de Berimbaus Obadx
20h30 – Apresentação musical

Ascom: PMC