HGC e prefeitura estudam convênios para realização de cirurgias eletivas e exames de bioimagem

O secretário de Saúde, Elias Natan, acompanhado do subsecretário, Luiz Duplat, esteve ontem (3/01) no Hospital Geral de Camaçari (HGC), em reunião com o diretor-geral, Dr. José Valter, para discutir os atuais e novos convênios de cooperação técnica entre Camaçari e a unidade hospitalar. Entre os novos estaria a realização de cirurgias eletivas no HGC, hoje não disponibilizadas na rede pública de saúde do município, e exames de bioimagem.

hgc

Atualmente o município mantém convênio com o Estado para cessão de servidores municipais para dar apoio ao HGC. Ao todo são quase 50 servidores entre técnicos de enfermagem, médicos e outros cedidos ao hospital.

 

De acordo com o diretor-geral do HGC, Dr. José Valter, é possível manter um convênio entre a Prefeitura de Camaçari e o HGC para realização das cirurgias eletivas, uma vez que o hospital possui sala de cirurgia e toda infraestrutura necessária. “Agora seria necessário estudarmos um convênio para compra de material e cessão de alguns profissionais para realização das cirurgias”, afirmou.

 

Para o secretário Elias Natan, “está mais do que na hora do município oferecer cirurgias eletivas. O HGC possui a infraestrutura e nós o pessoal. Então vejo como salutar firmarmos esse convênio que só trará benefícios à população. Sem contar que nos traria uma economia também com custos de infraestrutura em nossa rede municipal”. Uma nova reunião foi marcada com a presença do diretor-médico do HGC, Dr. Marcelo Pinto, para discutir de forma prática a efetivação do convênio.

 

Ainda durante a reunião foram discutidas medidas de desafogar os leitos do HGC, realizando na rede municipal de saúde atendimentos de baixa e média complexidade e outras demandas.

Por Anré Damasceno