Aplicativo UBER chega à Camaçari e conquista avaliação positiva de usuários

Vai de Uber!”, com certeza, alguém já te deu essa dica. Afinal de contas, quando se avalia o valor atual da tarifa de um táxi e o desconforto do transporte coletivo, acessar o aplicativo e solicitar um Uber é mais prático, rápido e econômico, para felicidade do consumidor que tem aderido à moda.

 

uber

Eles estão por todos os lugares, é o aplicativo de táxi mais usado em 108 países. No Brasil, em grandes metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro, a Uber causou muita polêmica e rivalidade com taxistas, porém, em cidades pequenas vai penetrando aos poucos, sem causar rebuliços, como é o caso de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador.

 

Por aqui, apesar da recente chegada – segundo semestre do ano passado – o aplicativo tem sido bem aceito, principalmente entre os mais jovens, antenados às novas tecnologias e viciados no mundo digital, pois na Uber, tudo é feito pelo celular. Você não precisa puxar papo com o motorista, basta acessar o aplicativo, chamar o carro, indicar o destino e fazer o pagamento. Pronto! Em poucos minutos, o carro mais próximo surge e te direciona até o local indicado, guiado por um GPS.

 

Mesmo considerado um serviço ilegal em muitos lugares e ainda visto com desconfiança por alguns, visto que para se dirigir um Uber basta não ter pendências com antecedentes criminais nas esferas federal e estadual e possuir uma carteira de motorista com licença para exercer atividade remunerada, diferente de um taxista que precisa efetuar cadastro nas prefeituras e possuir alvarás de licenças, a Uber domina cada vez mais regiões.

 

Em tempos onde a grana precisa esticar um pouco mais, qualquer economia é vista com bons olhos. Talvez, por esse simples motivo, os usuários da Uber só fazem se multiplicar, assim como os motoristas que buscam oportunidade de renda extra, ou, até mesmo, uma única fonte de renda, já que o índice de desemprego é sempre ascendente.
De olho nessa nova fatia do mercado, Ludival Vitório, 25 anos, se integrou a Uber. Há dois meses, ele é cadastrado na empresa e, pelos menos por enquanto, só tem o que comemorar. “Nós temos cerca de 40 carros na cidade, como a demanda é grande, não falta corrida, o que tem sido bem rentável”, conta Vitório que já exercia a atividade de motorista em cooperativa de transporte particular. “Eles oferecem algumas oportunidades interessantes de ganho e são bem organizados. Me adaptei rápido e tenho a intenção de indicar outros amigos”, acrescenta o profissional.

 
Controle de Qualidade
E quem pensa que não existe nenhum tipo de avaliação para o motorista da Uber engana-se. O controle de qualidade é realizado sim e pelos próprios usuários. Depois de cada corrida num carro do serviço Uber, o passageiro pode dar uma nota que vai de uma a cinco estrelas. Se a avaliação do motorista ficar abaixo de 4,6, ele receberá um alerta. Se não melhorar sua nota, poderá ser retirado do serviço. “Além da praticidade do acesso e do preço camarada, esse foi um diferencial importante em minha opinião, pois não precisamos nos locomover a nenhum órgão para reclamar de um motorista apressadinho, ou um carro sujo, por exemplo,” avalia a designer gráfico Sinthia Ishii, que costuma utilizar o serviço.

 

A facilidade para pagamento é outra vantagem avaliada pela designer. “Esse é outro ponto bem positivo, pois não precisamos nos preocupar em pagar com dinheiro. Além disso, quando chamo a Uber já aparece a foto do motorista e placa do carro, temos mais segurança”.

 

Primeiras Rusgas
O aplicativo Uber não confirma o número de condutores por cidade. Informalmente, porém, os motoristas estimam que haja cerca de 40 habilitados em Camaçari.

 

Em conversa com outro condutor da Uber, que preferiu não se identificar, nem tudo são flores. Ele conta que nas primeiras semanas foi vantajoso, mas em alguns casos, a corrida não compensa pela distância até o local de partida e, em outras situações, usuários têm dificuldades para operar o aplicativo. Outra preocupação é a relação com taxistas, que já está menos amistosa, principalmente quando se deslocam para Salvador. “Sabemos de casos de motoristas perseguidos, por isso a orientação não é afrontar os taxistas e sim tratá-los com respeito”.
Preços Convidativos
O valor da corrida é calculado pelo próprio aplicativo e informado antes da confirmação. O valor pode variar de acordo com a demanda de viagens para determinado local e a quantidade de motoristas disponíveis, o que é denominado “preço dinâmico”.

O código promocional é outra vantagem, trocado entre os passageiros, oferecem descontos a partir de R$ 10,00 para quem indica e para quem é indicado. Todo mundo ganha!

O que é necessário para dirigir com a Uber?

Você: Ter CNH com observação “EXERCE ATIVIDADE REMUNERADA”, seguro APP e passar por uma checagem de antecedentes. Seu veículo: estar em ótimo estado e ter pelo menos quatro portas. Seu telefone: iPhone 4s ou mais recente, Android 2013 ou mais recente.

Por Fabiana Monte