Ato público em memória das vítimas da Tragédia na Farmácia Pague Menos acontece nesta quarta (4)

A Secretaria da Saúde (Sesau), por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Camaçari, promoverá no dia 4 de maio um ato público em memória das vítimas do acidente na Farmácia Pague Menos, ocorrido em novembro de 2016.

 

O ato, que será realizado nas imediações da farmácia, na Avenida Getúlio Vargas, acontece em parceria com os sindicatos do Município, e conta com apoio do Ministério Público e da Gerencia Regional do Trabalho e Emprego.

 

A iniciativa acontece em alusão ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho – comemorado em 28 de abril – e tem por objetivo, além de ressaltar a importância da data, lembrar todos os acidentes de trabalho fatais e não fatais ocorridos em Camaçari ao longo dos anos, além de pensar ações de prevenção desses agravos e de promoção à saúde dos trabalhadores.

Para o CEREST, esse ato tem como principal objetivo, além de homenagear as vítimas do acidente na Farmácia Pague Menos, sensibilizar para a importância de realizar ações de prevenção de acidentes e tragédias do tipo, que teve repercussão nacional e grande impacto para os moradores de Camaçari.

DADOS ESTATÍSTICOS

Em Camaçari, no ano de 2016, foram notificadas 41 vítimas de acidentes de trabalho grave, sendo que três dessas chegaram a óbito. De acordo com o CEREST, os números são maiores, mas o problema todo está na ausência das notificações por parte das empresas, o que dificulta a elaboração de politicas públicas voltadas à saúde dos trabalhadores.

De acordo com o Anuário Brasileiro de Proteção 2015, que utiliza os dados do Anuário Estatístico da Previdência Social, em 2013, no Brasil foram 717.911 acidentes no total, 2.814 óbitos e 16.121 incapacidades permanentes.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT) acontecem 2,3 milhões de mortes por ano por acidentes e doenças do trabalho e 860 mil pessoas que sofrem algum tipo de ferimento todos os dias no mundo.

Por André Damasceno