Jovem Aprendiz : programa contempla 25 pessoas no mercado

A assinatura de 25 contratos do programa Jovem Aprendiz foi realizada na manhã de hoje (05/05), no auditório do Centro Administrativo. O objetivo é ofertar o primeiro emprego, o empoderamento de jovens e atender famílias em vulnerabilidade social.

A partir de segunda-feira (08/05) os jovens começarão o curso de Aprendizagem Profissional e Comercial em Serviço Administrativo, que tem 1.080 horas de aulas e oferece qualificação para recepcionista, assistente administrativo e assistente pessoal. A capacitação acontecerá no período matutino, na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Camaçari.

No mês de junho, os beneficiados com o programa já começarão a aliar a teoria com a prática, na prestação de serviços para a Prefeitura. O contrato tem duração de 13 meses e 20 dias.

O programa Jovem Aprendiz é voltado para pessoas de 14 a 20 anos incompletos. O público-alvo são jovens atendidos pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), medidas socioeducativas e por demanda espontânea.

Os beneficiados têm a carteira de trabalho assinada, recebem meio salário mínimo e tem garantido todos os direitos trabalhistas, como férias, vale transporte e 13º salário. A carga horária de trabalho é de 20 horas semanais. A equipe da Gerência de Política da Criança e do Adolescente da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) ainda realiza acompanhamento psicossocial, com assistente social e psicólogo, durante todo o período do contrato com os jovens.

O vice-prefeito do Município, José Reis Tude, parabenizou os jovens em nome do prefeito Antonio Elinaldo, que estava cumprindo agenda oficial. “Tenho a certeza e a convicção que depois de assumirem o trabalho vão sair com outra visão, com outro caminho, para que o futuro de vocês seja muito melhor”.

O programa Jovem Aprendiz, foi evidenciado pela gerente do Senac/Camaçari, Delma Santana. “Faz diferença nas vidas das pessoas, porque aqui elas estão começando a vida profissional com a oportunidade de serem protagonistas na aprendizagem”.

Com o objetivo de entrar no mercado de trabalho, Vinícius Brandão da Silva, 19 anos, se inscreveu para o processo seletivo. Para ele, que está terminando o ensino médio e terá a carteira assinada pela primeira vez, “a parte boa é ter a oportunidade de trabalhar e estudar ao mesmo tempo”.

Essa é uma ação conjunta entre a Prefeitura, através da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), a Secretaria da Administração (Secad) e o Senac. Participaram ainda da ação os secretários da Administração, Reginaldo Paiva, da Fazenda, Renato Almeida, e do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Juliana Paes.

Ascom : PMC