Programa Prefeitura nos bairros  fica até sexta em Nova Vitória. Confira os serviços disponíveis.

A segunda edição do projeto Prefeitura nos Bairros, que nesta quarta-feira (2/8) chegou ao bairro Nova Vitória, permanece na comunidade até sexta-feira (4/8), sempre das 9h às 17h, no Largo da Sardinha, situado na Rua Augusto Sandino.

A ação,que leva diversosserviços, além de atividades e apresentações culturais foi muito bem recebida pelos

moradores que compareceram para aproveitar a facilidade, tirardúvidas e participar da iniciativa.

“Estou muito feliz em ver a população aqui, é para eles que fizemos o programa”, declarou o prefeito Antonio Elinaldo, ao lembrar que esse é um momentomuito esperado por ele. “Meu lugar é no meio do povo, entre vocês renovo as minhas energias”, falou cheio de convicção.

O gestor aproveitou a cerimônia de abertura para reforçar que o programa é o momento de ouvir a comunidade. Na ocasião, o chefe do executivo pediuainda para que o morador e liderança comunitária do bairro, Niel Santos, acompanhe de perto as ações realizadas no local e seja interlocutor da comunidade sempre apresentando as demandas do Nova Vitória.

Niel disse estar honrado com o pedido e percebe que a população local já sente os efeitos das ações da atual gestão, que tem se dedicado a tornar o bairroum lugar cada vez melhor para se viver. “Por muito tempo o Nova Vitória ficou abandonado, e agora, a partir das ações de zeladoria que já iniciaram, as pessoas começam a elevar a autoestima, se sentem mais seguras e valorizadas”, explicou ele.

No bairro já foram realizados serviços de iluminação pública em quase 30 ruas, ampliado o número de agentes comunitários de saúde, aumentando a cobertura populacional, além da disponibilização de marcação de consultas e exames na unidade de saúde da localidade. Na infraestrutura a área foi beneficiada com serviços de drenagem, limpeza de fossa e manutenção básica no Centro Educacional Paulo Freire e na Creche Boa Esperança. As escolas Padre Paulo Tonucci, Ilay Garcia Ellery e Paulo Freire foram contempladas com ações formativas.

E as benfeitorias não vão parar por aí. Nos próximos meses está previsto a requalificação da Rua Padre Paulo Tonucci, que vai contar com recuperação asfáltica e novos passeios com acessibilidade. A Praça Gandú também vai passar por manutenção. Já na área de educação, o bairro vai ser contemplado com o Programa Votorantim de Educação (PVE), que prevê ações de mobilização social, apoio às políticas de educação e qualificação da gestão escolar. A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv) vai ofertar na comunidade iniciação aos jogos de dama e dominó, capoeira, boxe, judô e futebol de campo.

A Secretaria da Cultura (Secult) também desenvolverá ao longo do segundo semestre ações em escolas e creche do bairro, a exemplo de apresentaçõesde mostra didática de Ginástica Rítmica e Percussão, produzidas por alunos da Cidade do Saber, bem como de Capoeira, através de grupos locais.  Estão previstos ainda oferta de Contação de História, Brinquedoteca e Gibiteca com leitura e oficinas literárias voltadas para o público infantojuvenil, e a disponibilização de um pequeno polo de beleza para jovens e adultos.

O Programa Prefeitura nos Bairros é uma ação intersetorial realizada pela Prefeitura de Camaçari, gerida pela Secretaria do Governo (Segov), através do Núcleo de Planejamento. A cada edição, a iniciativa reúne ações de diversas secretarias municipais.

Estiveram presentes no evento o vice-prefeito, José Tude, além de secretários e vereadores.

SERVIÇOS DISPONÍVEIS ATÉ SEXTA-FEIRA (4/8):

Secretaria da Cultura

Público infantojuvenil

Oficina de reciclagem, pintura de rosto
Leitura, contação de histórias
Oficinas recreativas (músicas e brincadeiras)
Secretaria da Saúde

Aferição de Pressão Arterial
Testes Rápidos (Sífilis, HIV, Hepatite)
Inquérito Nutricional
Práticas Integrativas e Complementares (Atividade Física, Meditação, Alongamento, Auriculoterapia)
Acompanhamento Bolsa Família
Ações educativas de higiene bucal, com entrega de kit escovação, e de orientação sexual e de prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), e entrega de preservativos
Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania

Agendamento para orientação jurídica
Atendimento Bolsa Família
Divulgação sobre a proteção básica e o CRAS
Atendimento à mulher com orientação jurídica e acolhimento psicossocial
Ouvidoria Municipal

Ouvidoria Itinerante
Secretaria de Serviços Públicos

Alguns serviços de rotina estão em plena execução na localidade, como os de roçagem, limpeza, iluminação e pintura de meio-fio
Ouvidoria Interativa
Secretaria da Educação

Ouvidoria Seduc – Informações e encaminhamentos para questões administrativas como matrícula e remanejamento
Sala de leitura com contação de histórias e distribuição de livros
Secretaria da Fazenda

Iptu (Orientações e esclarecimentos  sobre o Tributo  e Emissão de 2º via de parcelas Vencidas)
Refis – Adesão ao Programa de Regularidade Fiscal –  REFIS
PPA – Consulta popular sobre PPA – Plano Plurianual
Emissão de guias de tributos municipais
Certidão Negativa de Débitos
Nota Fiscal Eletrônica
TPP (Permissionário da Feira)
Orientação sobre como proceder para abertura de empresas no município
Declaração da Receita Bruta para o Cálculo da TFF – Taxa de Fiscalização do Funcionamento
Nota Fiscal Avulsa
Plantão Fiscal
Secretaria do Desenvolvimento Econômico

Estande conta com participação do Senac com serviço de pré-inscrição para diveros cursos
Palestra: Orientação para o trabalho
Cadastro no Sistema Mais Emprego (Documentos Necessários: RG, CPF, Comprovante de Residência, Carteira de Trabalho, Comprovante de escolaridade, PIS ou NIS)

Fonte – Ascom