Unidade de saúde bucal em Camaçari volta a funcionar como o melhor da Bahia

partir desta segunda-feira (21/8), a população de Camaçari volta, literalmente, a sorrir feliz de novo. É que o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) foi reinaugurado nesta sexta-feira (18/8) pelo prefeito Antonio Elinaldo. A reformulação pela qual o equipamento passou, significa mais um importante avanço do governo no que tange à saúde do município.

Para marcar a nova fase do CEO, o espaço oferecerá aos usuários a especialidade de odontopediatria, além do laboratório de prótese, que está em processo final de licitação. Outra grande novidade autorizada pelo prefeito Antonio Elinaldo, e que visa facilitar o acesso da população aos serviços da unidade de saúde bucal, é o atendimento também aos sábados, que será feito por meio de agendamento prévio, visando evitar transtornos, dar mais praticidade aos serviços, além de contemplar mais pessoas que, por qualquer motivo, tenham dificuldades de recorrer ao atendimento durante a semana.

Com um sorriso largo no rosto, o prefeito Elinaldo destacou a importância da reinauguração do CEO – equipamento que ficou funcionando com capacidade mínima e restrita durante mais de dois anos por conta de problemas de infraestrutura não solucionados pela gestão anterior. “Hoje é mais um dia especial da minha gestão. Saber que estamos promovendo o cuidado com a saúde das pessoas e, como isso, trazendo de volta algo tão simples quanto um riso, me faz sentir que estamos no caminho certo para trazer a dignidade de quem mais precisa”, concluiu o gestor do município.

De acordo com o secretário da Saúde, Elias Natan, com a reformulação, o novo CEO vai proporcionar atendimento de qualidade e com o conforto que a população merece. “A reabertura da unidade de saúde bucal, em sua capacidade total de funcionamento, é fruto da sensibilidade, dedicação e do esforço da gestão do prefeito Antonio Elinaldo, que não mede esforços em priorizar a saúde e o bem-estar da população de Camaçari“.

O CEO de Camaçari – um dos maiores do Norte-Nordeste – é do tipo III e considerado o maior da Bahia. Composto por sete consultórios odontológicos, uma sala de radiologia, um laboratório de prótese, um auditório com capacidade para 30 pessoas, duas salas administrativas, uma sala de arquivo, farmácia, almoxarifado, escovódromos para crianças e adultos e estacionamento amplo, a unidade fica em uma área de 600 metros quadrados. A capacidade é de 1.400 atendimentos/mês, sendo 70 pacientes/dia.

Na unidade são oferecidos serviços de estomatologia (ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca); periodontia especializada (tratamento de gengiva); cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros; endodontia (tratamento de canal); atendimento a portadores de necessidades especiais (PNE); e radiologia.

Para ser atendido, o paciente dever passar, inicialmente, pelo primeiro atendimento na unidade de saúde de referência e ter o encaminhamento solicitado pelos profissionais da Atenção Básica do município. Nos casos mais complexos, o acolhimento será feito por meio de uma ficha de referência, onde será discriminada a especialidade e o procedimento que o paciente necessita.

Conforme a coordenadora do CEO, Adna Barros Ismerim, especialista que atua na prevenção e diagnóstico do câncer de boca no município, a equipe que atuará na unidade é composta por 16 cirurgiões-dentistas gabaritados, com títulos de especialização, mestrado e doutorado, que estarão sempre à disposição em busca de solucionar os problemas da saúde bucal da população.

O CEO está localizado na Rua dos Bombeiros, número 3, bairro Ponto Certo. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O telefone para contato é (71) 3621-2933.

Informações: Ascom / PMC

Foto: Angelo Pontes