Cuidados com a voz. Equipe da Otorrino Camaçari realiza avaliações gratuitas

Gagueira, rouquidão, voz fraca ou cansaço ao falar: esses são alguns dos problemas que incomodam muitas pessoas. Por isso, cuidar da voz torna-se essencial para o nosso bem estar.


Desde 2002, é comemorado no dia 16 de abril o Dia Mundial da Voz. O objetivo da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia é promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem como realizar conscientização de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos.

Em alusão a data, a equipe da Otorrino Camaçari esteve de prontidão das 08h às 10h, oferecendo avaliações gratuitas para a população. “Muitas pessoas não conhecem e sequer realizam algum tipo de cuidado com voz. Por isso, a importância de se realizar esse tipo de ação, principalmente para professores, palestrantes, jornalistas, cantores e todos os profissionais que necessitam da voz como instrumento de trabalho”, diz Drº Augusto Frederico de Castro Sá Barretto, Otorrinolaringologista da Clínica Otorrino Camaçari.

Em entrevista a nossa reportagem, Drº Augusto Frederico respondeu a uma série de questionamentos que podem ajudar você a ter uma voz mais saudável.

Confira Entrevista!

Nossa Metrópole – Quais são os sinais de há algo errado com a voz?
Drº Augusto Frederico – Mudança na qualidade da voz (rouquidão) cansaço ao falar, ardência na garganta, dor para engolir.

NM – Quais são os hábitos para ter uma voz saudável?
AF – Hidratação, beber bastante água, temperatura ambiente. Falar em tom de voz normal, articular bem as palavras.

NM – O que deve ser evitado e quais são os cuidados que devemos ter com a voz?
AF – Evitar alimentos que causem ma digestão ou que deixem a saliva mais espessa. Evitar falar alto ou cochichar e em ambientes poluídos.

NM – Existem alimentos que devem ser evitados de serem consumidos?
AF – Leite e derivados, achocolatados, alimentos com xantinas (Café, guaraná, chá preto, chá mate, chá verde), condimentos (pimenta, molhos artificiais), alimentos ácidos.

NM – Existem outros alimentos que ajudam a manter a saúde da voz?
AF – O que pode ser feito é potencializar a hidratação, beber água em temperatura ambiente. A maçã melhora a fluidez da saliva e, portanto, lubrifica as cordas vocais.

NM – Todos devem se preocupar com esses cuidados ou apenas pessoas que utilizam a voz como instrumento de trabalho, a exemplo de jornalistas, cantores e outros?

AF – Com certeza todas as pessoas devem se preocupar com a saúde da voz, pois as doenças das cordas vocais podem aparecer em qualquer pessoa, inclusive, crianças. Os profissionais da voz devem tem mais cuidados, porque tem mais facilidade de terem problemas nas cordas vocais.

Redação Nossa Metrópole