Chuva provoca alagamentos e deslizamentos em Lauro de Freitas

O sábado começou chuvoso em Salvador e Região Metropolitana. A chuva começou a cair ainda na noite de sexta-feira (10) e seguiu firme durante a madrugada, causando diversos pontos de alagamento.. Em Lauro de Freitas, moradores chegaram a ser resgatados de jipe e até de barco, no bairro de Portão.

O bairro de Portão, em Lauro de Freitas ficou completamente alagado.

Entre as 17h da sexta e 5h deste sábado, regiões de Salvador como Nova Brasília, Pituaçu e Mussurunga foram as que enfrentaram temporais mais fortes. Moradores também relataram diversos alagamentos em Piatã. Nova Brasília, onde a chuva caiu mais intensamente, chegou a acumular 130,4 mm no período de 12 horas. A previsão é que o tempo continue chuvoso durante todo o final de semana.

Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo permanecerá nublado com pancadas de chuva e possíveis trovoadas durante todo o dia.

Neste sábado, a chuva continuou castigando Lauro de Freitas, onde o Rio Ipitanga transbordou e invadiu um trecho da Estrada do Coco, onde os motoristas foram obrigados a passar com cautela — pela manhã, em cada sentido, só passava um carro de cada vez.

Os transtornos na região já haviam começado nessa sexta, quando pacientes que iam a uma unidade de saúde para fazer hemodiálise ficaram presos em um carro, numa zona alagada. Eles precisaram de ajuda dos bombeiros para sair dali. Equipes do 3º Subgrupamento de Bombeiros Militar (3°SGBM) resgataram uma cadeirante e outros pacientes no local.

A situação mais crítica ocorre no bairro de Portão, onde moradores registraram o resgate de vizinhos em um barco, na Travessa Mário Ogando da Silva. Moradores informaram que os alagamentos no local são antigos, mas pioraram nos últimos anos por conta de uma obra num condomínio de luxo que fica bem ao lado.

Fonte: Correio 24h