USF Fonte das Águas é entregue à população de Arembepe

Unidade de Saúde da Família (USF) de Fonte das Águas. Foto: Jean Matos

 

Unidade de Saúde da Família (USF) de Fonte das Águas, em Arembepe foi reinaugurada nesta quinta-feira (01). A 34ª unidade de saúde entregue à população agora conta com estrutura para duas equipes de Saúde da Família e duas equipes de Saúde Bucal que serão responsáveis pelo acompanhamento de aproximadamente 10 mil usuários das localidades de Fonte das Águas, Açu da Capivara e Rancho Alegre.

Para o secretário de Saúde, Elias Natan a comunidade beneficiada pelo equipamento público receberá um atendimento completo. “Ações como essa elevam a autoestima de toda equipe que, consequentemente, oferecerá um serviço melhor à comunidade. Temos avançado em várias áreas da saúde pública e a Atenção Básica é uma delas, onde não só requalificamos 34 unidades de saúde, mas onde também temos reativado importantes serviços nas unidades de saúde, como salas de vacina, curativos, consultórios odontológicos, entre outros”.

A unidade conta com salas de vacina, curativos, consultórios odontológicos, entre outros. Foto: Jean Matos

 

A unidade oferta serviços de acompanhamento do pré-natal, hipertensão, diabetes, hanseníase, tuberculose, puericultura e outros, além de atendimentos de enfermagem, médico e odontológico, sala de vacina, preventivo, curativos, marcação de exames, consultas e farmácia.

 

Prefeito Elinaldo no ato de reinauguração da unidade. Foto: Jean Matos

Na oportunidade, o prefeito Elinaldo destacou o avanço do governo em várias áreas. “Graças ao empenho de todo o governo, toda semana temos inaugurações e reinaugurações, lançamentos de programas como o Mais Pesca e o Bolsa Família Municipal. Encontramos uma Prefeitura cheia de problemas e tivemos que arrumar a casa primeiro para agora colhermos os frutos de toda dedicação e com isso beneficiarmos nossa gente. Toda equipe da Sesau está de parabéns pelo trabalho feito”.

Durante a requalificação, foi construída uma sala de apoio para uma equipe multiprofissional, composta por uma psicóloga, uma assistente social, dois fisioterapeutas, uma nutricionista, um terapeuta ocupacional e uma médica sanitarista que atua no Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB).

Na unidade também passa a vigorar o novo modelo de assistência farmacêutica, onde a população não será mais atendida através de um guichê separado por um vitral. Mas, será atendida de forma individual dentro da recepção da farmácia com toda privacidade e conforto.

Recepção do novo espaço. Foto: Jean Matos