CRAS Verdes Horizontes atenderá 16 bairros da região

 

Prefeito Elinaldo Araújo durante inauguração do CRAS do Verdes Horizontes. Foto: Kelvi Lima

O bairro Verdes Horizontes é a mais nova localidade a receber um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) completamente requalificado pela Prefeitura de Camaçari. O novo centro passa a funcionar na Rua Atalaia, próximo ao campo de futebol e atenderá um total de 16 bairros da região.

As famílias em situação de vulnerabilidade social dos bairros Parque Verde, Parafuso, Capivara, Cascalheira, Jardim Limoeiro, Loteamento Montenegro, Machadinho, Parque das Mangabas, Parque das Palmeiras, Parque Real Serra Verde, Vila Remanescente e dos conjuntos habitacionais do Minha Casa, Minha Vida, Lucaia e Mutá receberão trabalho de prevenção e atendimento integral.

O CRAS é responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), descentralizando os atendimentos por território, aproximando os serviços da população. Há o Serviço de Proteção e Atenção Integral à Família (PAIF), por exemplo, ofertado necessariamente no CRAS, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura de seus vínculos e contribuir na melhoria da qualidade de vida.

Atualização e registro no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais, solicitação de Passe Livre para deficientes (municipal, intermunicipal e interestadual), carteira do idoso, orientação para Benefício de Prestação Continuada (BPC), grupos de gestantes e de usuários do Programa de Atenção Integral à Família (Paif), além de orientações sobre diferentes tipos de direitos sociais. Esses são alguns dos serviços oferecidos pelo novo Cras Verdes Horizontes.

Inauguração – Durante a cerimônia de entrega, a gestora da Sedes, Andréa Montenegro, aproveitou para agradecer à equipe pelo empenho. “Mais uma vez eu reforço que tudo isso que está acontecendo aqui é resultado de uma gestão comprometida com o social. Agradeço também a minha equipe, que tem trabalhando incansavelmente para cuidar de quem mais precisa”, sinalizou.

Para o prefeito Elinaldo, o momento é de reflexão sobre os avanços alcançados. “Estamos avançando em todos os aspectos, na saúde, educação, cultura, agricultura e também no social. Nós pensamos e fazemos um social diferente”, frisou.

Oferecendo ainda o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, de caráter preventivo e proativo. Atende também programas de transferência de renda, como Bolsa Família, Bolsa Social, Benefícios Eventuais e Benefício de Prestação Continuada (BPC). Atualmente, o município conta com sete Centro de Referência de Assistência Social. Quatro já passaram por obras de requalificação.

A unidade, que tem cinco salas e três banheiros, com capacidade para realizar 110 atendimentos por dia, conta com recepção, coordenação, duas salas de grupo, três salas para atendimento técnico, além de banheiro adaptado para pessoas portadoras de deficiência. A equipe é composta por duas assistentes sociais, uma pedagoga, dois digitadores, recepção, coordenação, duas salas de grupo, três salas para atendimento técnico, serviços gerais e vigilante.

 

Fonte: Com informações da Ascom