Novo modelo de marcação de exames e consultas é implantado em Camaçari

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Camaçari, a partir do dia 06 de setembro, contarão com a Nova Regulação. O modelo de sistema visa facilitar a marcação de consulta e exames, proporcionar agilidade e o acesso de pacientes a um atendimento adequado, eliminando assim as filas para agendamento de consulta nas unidades de saúde.

O prefeito Elinaldo Araújo, o secretário de Saúde Elias Natan e a diretora de Controle e Avaliação do SUS receberam a imprensa na manhã desta segunda-feira (2) para apresentar sobre o novo modelo de marcação de consultas e exames pela Nova Regulação.

 

O prefeito Elinaldo Araújo e o secretário de Saúde Elias Natan apresentaram o novo modelo de marcação de consultas e exames.

Na ocasião, o prefeito listou algumas vantagens do novo modelo. “É um sistema onde os usuários poderão marcar suas consultas no posto de saúde da localidade onde o paciente reside. Esse novo modelo pretende tornar o serviço ais veloz, dinâmico e vai facilitar o diagnóstico pra saber quais as áreas que teremos que investir, além de acabar de vez com as filas para agendamento de consulta”, afirma o prefeito Elinaldo.

Através do novo modelo, será garantido para todas as 41 unidades de saúde marcadoras uma cota mínima de exames e consultas. Dessa forma, não existirá mais dia de abertura de agenda de marcações. O usuário poderá ir à unidade de saúde qualquer dia da semana, das 08h às 16h30, e sairá da unidade com sua solicitação de exames, consulta ou STU cadastrada e agendada.

Ao concluir o processo de solicitação, o usuário receberá um login e senha através dos quais poderá acessar o site do sistema e acompanhar todas as solicitações feitas por ele. Outro avanço é a confirmação via SMS. O usuário receberá uma mensagem de SMS confirmando o dia, local e horário de cada exame ou consulta marcada. Mesmo que não saia do posto sem essa confirmação, ele não precisará voltar outro dia para marcar ou confirmar.

Como funcionará a Nova Regulação Camaçari:

 

– Garantia de cotas mínimas de exames e consultas para todas as 41 unidades de saúde marcadoras.

 

– Não existirá mais abertura de agenda de marcação. Dessa forma a marcação será de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h30, sem a necessidade dos usuários formarem filas antes das unidades de saúde abrirem nos dias de abertura de agendas.

 

– Mesmo que a cota mínima tenha acabado o usuário terá sua solicitação lançada no sistema e receberá um login e senha para acompanhar a solicitação no site.

 

– O sistema enviará um SMS para todos os usuários confirmando a marcação da solicitação informando dia, local e horário para realização da mesma.

 

– A Central de Regulação não fará mais nenhuma marcação presencial, ficando responsável pela gestão das cotas e andamento do sistema.

 

– O cadastro no STU (Serviço de Transporte ao Usuário) deixará de acontecer na Central de Regulação e será feito nas 41 unidades de saúde marcadoras.