5ª edição do Programa Ação Total acontece no Parque das Mangabas

A previsão é de que as intervenções, que teve inicio nesta segunda-feira (2), durem de uma a duas semanas. Fotos:Kelvi Lima

O Parque das Mangabas, em Camaçari, recebe serviços integrados de manutenção e zeladoria realizados pelo Programa Municipal Ação Total. Na oportunidade, logo na entrada principal do bairro, estiveram reunidos prepostos das secretarias envolvidas, representantes das empresas executoras, moradores e lideranças locais para dar a largada nos trabalhos, que começou com a execução de tapa-buraco na via de acesso ao local.

A previsão é de que as intervenções, que teve inicio nesta segunda-feira (2), durem de uma a duas semanas, dependendo da demanda e das condições climáticas.

Realizado pela Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), com apoio de outras pastas, esta é a 5ª edição do programa. Dentre as ações que serão realizadas estão: além de tapa-buraco, poda de árvores, limpeza urbana, iluminação pública, limpa fossa, limpeza e pintura dos postes, sinalização vertical e horizontal, instalação de abrigos de ônibus, pintura de meio-fio, lavagem de ruas, varrição manual e mecanizada, coleta de resíduos e entulhos, roçagem, capinação, aumento de potência de lâmpadas, colocação e troca de braços de iluminação, substituição de lâmpadas queimadas e colocação de refletores, dentre outros.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Armando Mansur, antes das equipes de trabalho chegaram ao local, um levantamento das necessidades e demandas, para se ter um diagnóstico do que será executado, visando dar mais agilidade ao serviço, é realizado. “A nossa proposta é estar cada vez mais perto das comunidades, oferecendo mais segurança, infraestrutura e qualidade de vida aos moradores”, salientou o gestor.

O titular da pasta destacou ainda a parceria com a Secretaria da Saúde (Sesau), que enviou uma equipe de agentes de combate à endemias para realizar visitas domiciliares, visando o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, através da verificação e eliminação de possíveis criadouros.

De acordo com o líder comunitário Antônio Carlos de Souza, 50 anos, o Parque das Mangabas possui aproximadamente oito mil habitantes. Ele não escondeu o contentamento com a chegada das equipes ao bairro. Morador do local há mais de 15 anos, ele falou que a Prefeitura está de parabéns pela iniciativa e que ações de melhorias são sempre bem-vindas, inclusive para valorizar os imóveis da região.

Ao todo, cerca de 80 profissionais realizarão os trabalhos. Além de servidores e prestadores de serviços da Sesp, as equipes são formadas por colaboradores da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT).

O próximo local a ser contemplado pela iniciativa será a localidade de Arembepe, na Costa de Camaçari. Até o momento, além do Parque das Mangabas, o Ação Total já passou pelo Caminho do Mar I, II e III, Monte Gordo, Phoc I, II e III e Vila de Abrantes.