261 anos: do crescimento comercial ao primeiro shopping de Camaçari

Camaçari é a cidade conhecida pelo Polo Industrial, por ser o maior complexo industrial integrado do Hemisfério Sul, com mais de 90 empresas. Com início da operação em 1978, a cidade começou a receber pessoas de outras localidades, estados, e até países, que chegaram para trabalhar nas indústrias e algumas destas construíram famílias e ficaram aqui até hoje.

Essas pessoas, assim como os camaçarienses, acompanharam a transformação da ‘cidade polo’, contemplaram o desenvolvimento habitacional, econômico e educacional. Viram prédios comerciais serem erguidos, a chegada de mais lojas ao Centro, além de novos estabelecimentos comerciais que foram surgindo na Avenida Getúlio Vargas, Rua Costa Pinto e Rua da Bandeira – onde concentram, hoje, o maior número de lojas no centro de Camaçari.

 

Comerciante Adilson Freitas, natural de Valença, mas reside em Camaçari há 45 anos. Foto: Nossa Metrópole

“Quando eu cheguei aqui, a Rua da Bandeira tinha pouquíssimas lojas, existiam mais residências que loja. Lembro-me da chácara do Xavier que existia no local onde se instalou o Banco Bradesco. O Polo contribuiu muito com o desenvolvimento do centro comercial, acompanhei a construção de muitos estabelecimentos, na verdade a evolução econômica do município através do comércio”, conta Adilson Freitas, natural de Valença, que chegou a Camaçari em 1974 e há 40 anos tem uma casa comercial na Rua da Bandeira.

 

Shopping Riviera, localizado na Rua Costa Pinto em Camaçari.

 

Após 19 anos da implantação do Polo Industrial, e diante de todas as transformações que o centro comercial de Camaçari estava passando, os empresários Delmiro Gómez e sua esposa Mila, junto com o casal de sócios José Antônio e Délia Gómez construíram, na Rua Costa Pinto, o primeiro Centro Comercial com características de Shopping Center. O Shopping Riviera nasceu com o intuito de alavancar ainda mais o desenvolvimento econômico do município.

Inaugurado em 05 de dezembro de 1997, o local se tornou o point mais visitado no centro de Camaçari. Na época, o Riviera era a novidade do momento, atraía de crianças a adultos, que além de frequentarem as lojas, visitavam também a praça de alimentação. “Lembro que logo após a inauguração, visitava sempre o Riviera com os amigos. A Praça de Alimentação era nosso point da sexta à noite, pois sempre rolava um show ao vivo e era lá que encontrávamos a galera”, afirma Gabriel Oliveira, de 35 anos.

Em tempos de crise – Superando, com o passar dos anos, as muitas crises e inúmeras mudanças na política econômica, o Riviera também contribuiu para o desenvolvimento da economia regional, através de oferta de emprego e renda, promovendo o desempenho empresarial. Para uma das sócias do Shopping, o espaço é um equipamento importante para a história de Camaçari. “É um local que agrega muito valor ao centro de cidade. Hoje, o shopping é uma referência no município”, afirma Délia Gómez.

Há 22 anos, a gestão trabalha voltada para as necessidades e atendendo as diretrizes do comércio varejista, buscando constantemente a inovação no segmento, visando planejar e criar ações que mantenham a tradição de ser o primeiro espaço em Camaçari que reúne uma diversidade de serviços, além de empresas referência no mercado.