II Fórum de Turismo de Camaçari reúne grandes nomes do trade turístico nesta quinta em Guarajuba

Economia criativa, empreendedorismo, ordem pública, iInclusão social, visão empresarial. Esses são alguns dos assuntos que serão abordados no II Fórum de Turismo de Camaçari, nesta quinta-feira (21), a partir das 8h, no Vila Galé Guarajuba. Evento anual de grande importância para o município por abordar temas de extrema relevância para o fortalecimento desta atividade, em sua segunda edição, o Fórum tem como tema “Seu Negócio é Turismo”, estimulando a reflexão de que esse vetor econômico é amplo e envolve diversos atores de enorme potencial agregador de desenvolvimento.

Foto: Ascom/PMC

Realizado pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Turismo (Setur), em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), a edição deste ano traz personalidades renomadas do trade nacional para explanar sobre a necessidade de priorização da atividade turística como fator de desenvolvimento econômico de qualquer região. O time de palestrantes é formado por Rosemma Burlacchini Maluf, Deo Sena, Lídice Berman, Paulo Azevedo e Guilherme Paulus.

Rosemma Burlacchini Maluf é graduada em Administração de Empresas e pós-graduada em Marketing. A empresária é diretora da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), vice-presidente da Associação Comercial da Bahia, Sócia-diretora do Shopping Bahia Outlet Center e ocupou o cargo de Secretária de Ordem Pública de Salvador no período de 2013 à 2016. Rosemma vai falar sobre empreendedorismo, ordem pública e inclusão social no Turismo.

Prata da casa, o artista plástico Deo Sena fará parte de uma mesa redonda com Lídice Berman, tendo a mediação do gestor de projetos do Sebrae, Paulo Azevedo. Tendo como tema “Economia Criativa no Desenvolvimento do Turismo”, o debate conta com a experiência de Deo Sena, que é especialista em Design de Produto e atua na área de educação há 26 anos. O professor também é reconhecido nacionalmente pelo seu trabalho como decorador e artesão.

Completando a mesa, a especialista em gestão de projetos criativos, Lídice Berman, estabelece uma relação entre produção, em suas diversas frentes de atuação, sobretudo cultural, de eventos e artística, com o empreendedorismo, através da visão de quem esteve à frente, nos últimos 15 anos, de eventos de pequeno, médio e grande porte do cenário cultural baiano e brasileiro. Correlacionando música com gastronomia, moda, economia e sustentabilidade, desde 2015 Lídice está à frente da produtora Coreto Criativo.

O conhecimento e a representatividade do município também estarão presentes com o mediador do debate, Paulo Azevedo. Turismólogo com experiência na gestão de destinos turísticos, Pedro acumula, ainda, conhecimento como Especialista em Gerenciamento de Projetos para o Turismo e para Economia Criativa. Atualmente, o profissional trabalha como analista do SEBRAE para projetos de Turismo nas cidades de Camaçari e Mata de São João.

O olhar do trade nacional para o evento está garantido com a presença do fundador do GJP Hotels & Resorts, e da CVC Viagens.  Membro da Câmara Temática de Marketing do Ministério do Turismo e do Conselho Nacional de Turismo, Guilherme Paulus é considerado um empresário empreendedor, tendo relevantes passagens na aviação, hotelaria e empreendimentos de luxo. Por sua história dedicada à indústria do Turismo no Brasil, Paulus tem agenda concorrida para congressos nacionais e internacionais onde o desenvolvimento do Turismo é a pauta.

Com a presença do prefeito Elinaldo Araújo (DEM), durante o evento será feita, ainda, a entrega do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável – PDITS, documento que traz um diagnóstico do atual cenário do Turismo no município e plano de ações para os próximos anos. O Fórum é gratuito e tem número limitado de vagas. Para participar, inscreva-se acessando esse link: http://bit.ly/forumcostadecamaçari

A programação terá início às 8h, com credenciamento dos participantes e exposição de artesãos locais. Em seguida, às 9h, acontece a abertura do evento com a palestra de Rosemma Burlacchini. O público terá também a oportunidade de conhecer o trabalho da Setur Camaçari, através de um balanço apresentado pelo secretário de Turismo, Gilvan Souza.