Rui Costa é apontado entre os governadores com maior influência digital no Brasil

Foto: Carol Garcia/GOVBA

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), ocupa a segunda posição no ranking dos governadores com maior influência digital em todo país. É o que revela pesquisa feita pela consultoria Quaest e publicada pelo jornal Folha de São Paulo.

Segundo a publicação, Rui fica atrás apenas do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), apoiador do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

-Publicidade-
-Publicidade-

A empresa analisa o desempenho digital de figuras públicas no Facebook, Instagram e Twitter. O levantamento considera cinco dimensões: fama dos personagens públicos (quantos seguidores), engajamento (comentários por postagem), mobilização (compartilhamento de postagens), valência (reações positivas/negativas às postagens), e presença (quantas redes sociais a pessoa está ativa).

O governador petista nada contra a maré, já que a pesquisa revela que os defensores do clã Bolsonarista tendem a ter maior influência nas redes.

Os ex-aliados de Bolsonaro, a deputada federal Joice Hasselman (PSL) e os governadores João Doria (PSDB-SP) e Wilson Witzel (PSC-RJ) caíram drasticamente no nível de popularidade digital após entrarem em embates com o presidente.

“A rede montada organicamente pela família Bolsonaro, entre 2014 e 2018, faz com que eles tenham alta capacidade de mobilização e engajamento. Rompimentos políticos com eles têm sido traduzidos, nas redes, em retração da influência digital”, afirma Felipe Nunes, diretor da Quaest e professor de ciência política da UFMG, em entrevista à Folha de São de Paulo.

“Geralmente perde quem bate de frente com eles, pois eles deixam de ter o apoio digital da rede montada pelo clã Bolsonarista e que tem grande capilaridade nacional”, complementou.