Nossa Metrópole atende mais de 500 pessoas no Curta o Verão Super de Boa

Foto: Sidney e Adriana Fotografia

Quem não quer aproveitar a estação mais agitada e mais quente do ano de maneira mais saudável? Foi pensando nisso, que mais de 500 pessoas estiveram presentes na Praça Abrantes, em Camaçari, nesta segunda-feira (27), durante o projeto Curta o Verão Super de Boa, promovido pela Revista Nossa Metrópole, e fizeram do evento um sucesso.

O público pôde ter acesso, gratuitamente, a orientações nutricionais e dermatológicas, testes de pressão arterial e glicemia, e massagem. Os serviços foram ofertados em parceira com o Hospital Santa Helena, Otorrino Camaçari, Clínica Hadassa, Laborvida, JM Comércio e Distribuidora de Água, Fos Comunicação, Jéssica Santos Nutricionista, Taciany Silvestre Nutricionista, Ana Paula Menezes Estética Avançada e 5º Elemento Centro de Terapias Integrativas.

Foto: Sidney e Adriana Fotografia

A nutricionista Taciany Silvestre orientou quanto à manutenção de hábitos saudáveis como o consumo de frutas e verduras, e ingestão de bastante água, que ajudam a dar energia ao corpo, evitar o cansaço e melhorar a pele, cabelo, intestino. “Hidratação faz parte do nosso organismo, 80% do nosso corpo é água e é comprovado cientificamente que as pessoas, principalmente as mulheres, não se hidratam. E aí se queixam de cabelo ressecado, unhas quebradiças, pele enrugada, aparição de celulites e estrias”.

Para manter essa rotina saudável não é preciso gastar muito, é o que pontuou a nutricionista. Ao medir o Índice de Massa Corporal (IMC) do público na Praça Abrantes, Silvestre deu a dica para ficar de olho nas frutas da estação como abacate, rico em vitamina A, goiaba e banana, e economizar; além de consumir ovos. “Então, se alimentar hoje em dia não é caro, o que é caro e que as pessoas se queixam é a falta de tempo. Porque quando você tem um tempo, você consegue se alimentar direitinho”.

Com a correria do dia a dia e maus hábitos já naturalizados, a ação deixou um sinal de alerta quanto à saúde dos camaçarienses. Boa parte das pessoas atendidas estava com a pressão arterial ou o índice glicêmico alterados. Alguns pacientes receberam, inclusive, a orientação para procurar imediatamente um serviço de urgência e emergência.

“Isso já é um alerta, porque a gente tem um índice alto de complicações por essas doenças [hipertensão e diabetes], que são doenças que ocorrem bastante no nosso meio e é muito louvável a gente estimular cada vez mais esse tipo de ação para cada vez atingir mais pessoas e a gente conseguir alertar e com isso conseguir evitar as sequelas dessas doenças”, frisou Dr. Fernando Coifman, da Otorrino Camaçari.

A nutricionista Jéssica Santos reiterou a necessidade de uma reeducação alimentar e o equilíbrio da saúde para afastar esses tipos de doença. “A alimentação hoje é essencial para gente conseguir ter longevidade e saúde. Através dos alimentos a gente consegue ter a prevenção do diabetes, hipertensão, do colesterol alto. Agora no verão, conseguindo nos manter mais hidratados, isso faz com que a gente se mantenha mais saudável, sem risco de doenças ou infecções”.

“A Otorrino Camaçari está apoiando a Nossa Metrópole nessa iniciativa e nós sempre apoiamos todas as iniciativas relacionadas à saúde. E esse foco na prevenção é o principal, por quê? Porque a prevenção é mais barata, evita que o paciente tenha sequelas e com medidas simples a gente consegue triar pacientes para avaliação de problemas maiores como esse da hipertensão e do diabetes”, completou Dr. Coifman.

O Curta o Verão Super de Boa deixou registrado o legado de responsabilidade social da Nossa Metrópole e a lição de que é preciso estar sempre atento aos cuidados com a saúde.