Arembepe, Jauá e Itacimirim celebram Iemanjá neste domingo

Foto: Kelvi Lima

Rainha do mar, Iemanjá será celebrada ao longo da Costa de Camaçari neste final de semana. Dois de fevereiro é dia de festa no mar e centenas de devotos estarão nas praias de Arembepe, Jauá e Itacimirim no domingo (2), rendendo homenagens que começam ainda na madrugada, quando são reunidos os presentes para a orixá em oferendas e balaios. Baianas, grupos culturais e rodas de música compõem a festa.

Em Arembepe, as homenagens começam às 3h, com a alvorada. Pescadores, devotos e adeptos das religiões de matrizes africanas sairão do largo das peixarias, passando pela Praça das Amendoeiras e seguindo para a Igreja de São Francisco de Assis, para o culto religioso. Após a missa, tem procissão marítima, com a entrega dos presentes.

-Publicidade-
-Publicidade-

Já em Jauá, as homenagens a Iemanjá iniciam às 5h com a alvorada e, durante todo o dia, uma charanga animará as entregas de balaios com as oferendas e os pedidos dos devotos às embarcações. Os festejos, no local, estão previstos para encerrar às 16h30, quando os presentes serão levados para alto mar.

O dia 2 de fevereiro também será animado em Itacimirim. Nessa comunidade, também está prevista alvorada e procissão marítima para a entrega das ofertas a Iemanjá. A programação ainda conta com samba de roda durante todo o dia.