Cinco dicas valiosas para fazer uma boa entrevista de emprego

Danúbia Macedo é especialista em gestão de pessoas e dá algumas dicas. Foto: Divulgação

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Bahia tem mais de 1 milhão de desempregados, número que representa 17,3% da população do estado – dado referente ao segundo trimestre de 2019-. Por isso, sobretudo para quem está à procura do primeiro emprego, contar com dicas para alcançar um bom desempenho em um processo seletivo pode fazer toda a diferença para a conquista de uma vaga.

“Como o número de desempregados é muito grande, as pessoas tendem a se candidatar a vagas que não estão aptas e isso prejudica o andamento do processo, principalmente por conta do tempo investido. É fundamental focar nas oportunidades que correspondam ao seu perfil profissional”, pontua a especialista em gestão de pessoas Danubia Macedo.

-Publicidade-
-Publicidade-

A seguir, confira as dicas da especialista:

Preparação do currículo – precisa ser enxuto e com informações verdadeiras que possam ser comprovadas. O candidato deve enviar o currículo para a vaga que ele realmente tem competência para assumir. Mentir não é uma opção.

Apresentação pessoal – cabelo arrumado (não significa alisado), unhas feitas e roupa com cores sóbrias, são pontos importantes, assim como evitar roupas decotadas.

Conhecimentos essenciais – falar corretamente as palavras, saber o básico da língua portuguesa e estar conectado com as notícias diárias são pontos que merecem destaque.

Foco nas melhores experiências – no momento da entrevista é preciso enfatizar as experiências mais significativas da carreira, assim como as principais competências.

Contatos – além do e-mail e telefone, hoje as redes sociais também são solicitadas. Então, atenção ao comportamento no meio digital.