Chuvas de verão exigem cuidados na estrada; veja dicas

Foto: Divulgação

As praias do litoral baiano são destinos certeiros durante a temporada de verão e férias, aumentando o fluxo em rodovias como a BA-099 (Estrada do Coco), que dá acesso a muitos locais desejados como Arembepe, Praia do Forte, Porto de Sauípe, Imbassaí e Mangue Seco.

Mas apesar da estação ser conhecida pelos dias quentes e ensolarados, as conhecidas “chuvas de verão” também podem dar as caras nessa época. Diante de tal situação, ao viajar pela estrada, é preciso tomar alguns cuidados para garantir a segurança e evitar transtornos. O gerente de operações da Concessionária Litoral Norte (CLN), Daniel Ovalhe, dá algumas dicas para os motoristas.

1 – Antes de viajar:

Observar questões como a situação dos pneus e das palhetas (inclusive do para brisa). “A maior causa de aquaplanagem é pneu careca”, destaca Ovalhe.

2 – Pegou chuva no caminho?

Cuidados como reduzir a velocidade, aumentar a distância em relação ao veículo à frente, evitar ultrapassagens, usar o ar condicionado para melhorar a visibilidade e evitar manobras abruptas podem economizar aborrecimentos e acidentes.

3 – Se achar melhor, pare!

Segundo o gerente de operações da CLN, uma recomendação que também deve ser considerada é parar em um local seguro, longe da pista e acostamento, retomando a viagem quando as condições melhorarem.

4 – Fique ligado!

A precaução também ajuda a economizar dinheiro para os passeios, já que, segundo o Art. 220 do Código de Transito Brasileiro (CDB), não reduzir a velocidade em situações de chuva, neblina ou ventos fortes é considerada infração grave com penalidade de multa a partir de R$ 195,00.