Manuelina Ferreira é empossada como uma das coordenadoras dos comitês temáticos do Fórum de MPEs da Bahia

Foto: Divulgação SDE

Uma das referências em empreendedorismo de Camaçari, a contadora Manuelina Ferreira, proprietária da Kontman Assessoria Contábil, é a mais nova coordenadora do Comitê Temático de Desburocratização e Compras Governamentais, que integra o Fórum Regional Permanente de Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte (FRPMPE), do qual a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) faz parte.

“É um desafio que como empresária e contadora vivo todos os dias. Empreender nesse país e na Bahia ainda é um pouco burocrático, esse fórum existe para tentar se diminuir ao máximo essa burocracia”, comenta Manuelina em entrevista à Nossa Metrópole.

O Comitê Temático de Desburocratização e Compras Governamentais tem o objetivo de  simplificar, racionalizar e desburocratizar as relações entre Governo e as MPEs. “Pretendo me sentar com o núcleo de contadores e empresários para ouvir as dificuldades e ideias para sanar esses problemas”, pontua a coordenadora.

O mandato no posto de coordenadora é válido por dois anos. A eleição aconteceu no dia 13 de fevereiro e a posse foi realizada na última terça-feira (18), na sede da SDE, em Salvador. Manuelina foi empossada pelo presidente do colegiado e secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, o vice-governador João Leão (PP).

Além de empresária, Manuelina é membro das Câmaras da Mulher Empreendedora de Salvador e Camaçari, onde ocupou o cargo de coordenadora.

Outras coordenações também ganharam novos nomes: Reginaldo Rossi da Associação Comercial da Bahia (ACB)  tomou posse como coordenador do Comitê de Investimento e Financiamento, que visa ampliar o acesso das MPES a linhas de créditos; no comitê temático Competitividade e Acesso a Mercados, responsável pela inovação e tecnológica, foi empossado o coordenador de Jovens Empresários da Fecomércio, Pedro Dornas.

Para o comitê público, que tem a indicação feita pelo presidente do Fórum, o vice-governador João Leão, tomaram posse a vice-presidente da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), Paula Assis, Jorge Sande, da Desenbahia, e Agnaldo Freire, superintendente da Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (SECTI).

Em nota divulgada pela SDE, João afirma que o objetivos dos comitês é estreitar a relação dos empreendedores com o poder público. “Essas pessoas que representam a área pública e privada são parceiras do Governo do Estado há muitos anos, são ativos em cada setor, em cada aréa que representam. A tendência é converter as competências desses comitês temáticos em serviços em benefício aos pequenos empreendedores da capital e do interior, potencializando a geração de emprego e renda em toda a Bahia”, disse Leão.