Bahia registra 47 casos notificados com suspeita coronavírus; 15 ainda estão sendo investigados

Foto: John Thys/AFP

Boletim divulgado nesta segunda-feira (2) pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) afirma que há 47 casos notificados com suspeita de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) em território baiano, de janeiro até às 10h de hoje.

Desse total, 21 foram excluídos por não se enquadrarem no protocolo do Ministério da Saúde, 11 foram descartados laboratorialmente e 15 aguardam análise laboratorial.

“Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com os Cievs municipais”, assegura a secretaria no comunicado.

Segundo a Sesab, os casos foram notificados em Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jacaraci, Jequié, Lauro de Freitas, Salvador, Teixeira de Freitas, Tucano e Vitória da Conquista.

Em Camaçari, como aponta o boletim, um caso foi descartado laboratorialmente e outro aguarda resultado laboratorial.

Como alerta a pasta, o diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Na suspeita de coronavírus, é necessária a coleta de duas amostras, que serão encaminhadas com urgência para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA). Para confirmar a doença, é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o genoma viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito.

A orientação à população é a higienização regular das mãos, com água e sabão e/ou álcool gel.