Aliança entre DEM, Cidadania, PRB e PSDB em Camaçari já mira eleição presidencial de 2022, afirma Elinaldo

Foto: Reprodução Facebook

A base de apoio do prefeito Elinaldo Araújo (DEM) para as eleições deste ano já está praticamente fechada. Quatro partidos encabeçam o grupo político: DEM, Cidadania, PRB e PSDB.

Em entrevista coletiva nesta terça-feira (3), na cerimônia de abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Camaçari, Elinaldo bateu na tecla de que para governar o município é preciso pensar em grupo. “Olha, eu tenho dito que gestão e política é grupo. Não se governa sem grupo e nem se faz política sem grupo”,frisou.

Sobre a aliança em Camaçari, o democrata conta que a estratégia foi definida em conversas com o prefeito ACM Neto (DEM), os deputados federais Márcio Marinho (PRB), Paulo Azi (DEM), Leur Lomanto Jr. (DEM), Dayane Pimentel (PSL), Adolfo Viana (PSDB); o vice-prefeito José Tude (DEM) e vereadores.

“Então, existe uma conjuntura nacional entre o Democratas com Cidadania, o PRB e o PSDB. Esses quatro partidos estão se unindo para ter um nome forte para disputar as eleições para presidente em 2022 e, estamos agora, buscando fortalecer os municípios para ter esse bloco que consiga energia: a maioria dos governadores, deputados federais, estaduais e fazer o Presidente da República”, destacou Elinaldo.

O prefeito pontuou que é necessário estar atento ao novo processo político, no qual as coligações foram extintas para eleições proporcionais para deputados e vereadores a partir deste ano. “Mudou o processo eleitoral. Não se tem mais coligação na proporcional. Então, se os partidos não tiverem mais vereadores, deputados, tem a cláusula de barreira e os partidos vão se acabar. Então, hoje a política está caminhando para concentração”, explicou.

“Então, esses quatro partidos foram discutidos em contexto com a Câmara de Vereadores, com o nosso vice-prefeito Tude, com o nossos deputados federais, com o prefeito e lideranças para definir qual o melhor modelo para disputar a eleição e vencer e dar continuidade ao nosso trabalho”, concluiu.

Filiações

Nesse jogo, vereadores que desejam tentar a reeleição já estão migrando para partidos do grupo. Hoje, Antônio Falcão, Jamelão, Zé do Pão, Adalto Santos e Cristiane Bacelar se filiam ao Cidadania.

Outros nomes também migraram de legenda: Elias Natan, Gilvan Souza, Dilson Magalhães Jr. e Pastor Neilton vão para o PSDB, e Val Estilos está no PRB (Republicanos).