Em novo mutirão, voluntários retiram cinco toneladas de óleo da praia de Itacimirim

Foto: Mateus Morbeck

Seis meses depois das primeiras manchas de óleo aparecerem no litoral camaçariense, voluntários voltaram a retirar uma grande quantidade do material na Praia da Espera, em Itacimirim.

No mutirão de limpeza realizado neste domingo (8), pelos Guardiões do Litoral, quase cinco toneladas da substância foram retiradas da areia e pedras da praia.

Como apontam os Guardiões do Litoral, as manchas de óleo não são novas. Trata-se de resquícios que ficaram presos nas pedras e areia. A substância foi soterrada com a maré e, de acordo com voluntários, a espessura grande tem de 15 a 20 centímetros de material oleoso com areia.

Segundo Arthur Sehbe, um dos organizadores do mutirão, devido a movimentação das correntes  marítimas de fevereiro, o material que estava encoberto voltou a aparecer.

O grupo estima que cerca de 25 toneladas de óleo ainda devam estar soterradas no local.

Em outro mutirão, no dia 1º de março, o grupo retirou aproximadamente 3 toneladas do material da mesma praia. (lembre aqui) Como informou Arthur, foram retiradas quase 8 toneladas em apenas dois finais de atuação. Ele ressaltou, ainda, que os voluntários não conseguiram recolher todo o material devido a subida da maré. “Infelizmente estimamos que isso apenas de 20 a 25% de todo material que está na praia”, destacou.

O óleo retirado pelos voluntários foi armazenado em embalagem de big bags. O grupo acionou a Defesa Civil de Camaçari para remoção e destinação adequada do material coletado.

Fotos: Divulgação Guardiões do Litoral