Em corrente pela vida, Revista Nossa Metrópole promove ação na Hemoba Camaçari

Foto: Redação NM

Cerca de 50 pessoas compareceram ao Banco de Sangue, localizado ao lado do Hospital Geral de Camaçari (HGC), no Jardim Limoeiro, nesta terça-feira (10) para participar da campanha Doe Sangue Doe Vida, promovida pela Revista Nossa Metrópole.

A ação foi realizada com o apoio da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) do município e do Laboratório Sabin.

“É a segunda vez que a Revista Nossa Metrópole realiza essa campanha e, com certeza, essa é uma causa que vamos abraçar. Salvar vidas é um ato lindo e que deve ser incentivado. Estamos muito felizes com o resultado da ação”, reiterou a diretora-coordenadora da revista, Fabiana Monte.

“O ato de doar, nos deixa mais esperançosos e confiantes. É muito melhor dar do que receber. A recompensa só gera paz e prazer no ser humano. Me sinto muito feliz em poder contribuir de alguma forma para melhorar a vida do semelhante”, destacou a diretora financeira da revista, Marlene Ferreira.

Iniciativas como essa vêm para reforçar a responsabilidade social da revista, sociedade e parceiros. “Ao apoiar ações que promovam o bem-estar das pessoas, como a campanha de doação de sangue, acreditamos que é possível gerar um impacto positivo nas comunidades em que estamos inseridos. É uma forma de reforçar nosso compromisso com a sociedade e com nossos valores e o propósito de ser uma empresa que inspira pessoas a cuidar de pessoas. Além disso, desperta nos colaboradores um maior engajamento criando um ambiente de trabalho mais colaborativo e preocupado com o coletivo”, declarou a gestora de Relacionamento do Grupo Sabin na Região Nordeste, Agnaluce Silva.

Uma bolsa de sangue é capaz de salvar a vida de até quatro pessoas. O procedimento é rápido e quase indolor, como explica a assistente social da Hemoba Camaçari, Ariane Santos. O sangue doado pode ajudar, por exemplo, pacientes renais e oncológicos, pessoas acidentadas, gestantes, portadores de anemia falciforme e aqueles que precisam de transfusão. “A gente tem nas mãos o poder de estar ajudando, com um simples gesto, até quatro pessoas”, falou.

Atualmente, a unidade está com estoque adequado para tipos sanguíneos positivos e estoque mínimo para os de RH negativo. Segundo Ariane, o estoque adequado significa que a quantidade de bolsas de sangue disponíveis está boa, mas próxima do mínimo. “Diariamente a gente tem demanda, mas se tem uma emergência aí, por exemplo, a gente precisa estar com o estoque seguro para suprir. Aí, quando a gente supre, o estoque já não fica mais seguro, por isso o fluxo não pode parar”, destacou Ariane Santos.

O estoque reflete a regularidade das doações. O Banco de Sangue tem a capacidade para atender 60 pessoas por dia, porém tem trabalhado com uma média de 18 atendimentos diários.

O atendimento na Hemoba Camaçari acontece de segunda a quinta-feira das 8h às 12h e das 13h às 16, e às sextas-feiras das 8h às 12h. Porém, excepcionalmente no mês de março a unidade realizará atendimentos as terças e quintas-feiras. Para obter maiores informações, os voluntários podem entrar em contato pelo telefone (71) 3644-4252.