Camaçari: quatro casos suspeitos de coronavírus são descartados, afirma Sesab

Foto: Reuters/Agencia Gazeta/Lukasz Cynalews

A Bahia registrou 164 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, de janeiro até às 17h desta terça-feira (10). Desse total, 106 descartados laboratorialmente ou por não se enquadrarem no protocolo do Ministério da Saúde, 56 aguardam análise laboratorial e dois casos foram confirmados, ambos em Feira de Santana.

Nessa lista, Camaçari soma quatro casos notificados e descartados da doença, como revela boletim da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Nenhum novo caso suspeito está sendo investigado no município.

-Publicidade-
-Publicidade-

Conforme a Sesab, além de Camaçari e Feira de Santana, houveram notificações em Araci, Boquira, Candeias, Guanambi, Ilhéus, Itabuna, Jacaraci, Jequié, Lauro de Freitas, Lençóis, Paripiranga, Pojuca, Porto Seguro, Riacho de Santana, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Santo Antônio de Jesus, São Félix do Coribe, Teixeira de Freitas, Tucano, Vera Cruz e Vitória da Conquista.

O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Na suspeita de coronavírus, é necessária a coleta de uma amostra, que será encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA).

Atualmente 36 países são monitorados pelo Ministério da Saúde por apresentarem transmissão ativa do coronavírus. Com isso, os critérios para a definição de caso suspeito enquadram agora, as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar e tiveram passagem pela Alemanha, Argélia, Austrália, Bélgica, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Canadá, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Equador, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Japão, Líbano, Malásia, Noruega, Reino Unido, Romênia, San Marino, Singapura, Suécia, Suíça, Tailândia, Vietnã, além da China, nos últimos 14 dias.