COVID-19: Ufba, Uneb e Ifba suspendem atividades por tempo indeterminado

Foto: Alfredo Mascarenhas

Diante das medidas para conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19) na Bahia, instituições de ensino federal e estadual também decidiram por suspender as atividades. A Universidade Federal da Bahia (Ufba), a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e o Instituto Federal da Bahia (Ifba) irão paralisar o funcionamento por tempo indeterminado nos campi de Camaçari e em outras cidades.

Ufba

-Publicidade-
-Publicidade-

Em comunicado do reitor João Carlos Sales, a Ufba afirma que após reunião com universidades e institutos da Bahia, secretários estaduais de educação e saúde, “ficou claro o cenário generalizado de suspensão nas instituições de ensino”. A medida tem o aval do Governo do Estado, principalmente em Salvador, onde já há quatro casos confirmados da doença.

“Dessa forma, recomendo que os  colegas suspendam atividades de aula em nossos campi a partir de agora (segunda-feira 16/03). Essa decisão será discutida e, assim espero, referendada no Consuni, nesta quarta-feira, quando a reitoria vai encaminhar a proposta de suspensão de atividades por tempo indeterminado, de modo a ser então detalhado na reunião do Conselho”, disse o reitor em nota.

Uneb

Já a Uneb avisa que as avaliações do semestre 2019.2 – seminários e provas finais – deverão ocorrer via suporte online. Todas as atividades da pós-graduação permanecerão suspensas. Além disso, servidores técnicos-administrativos e docentes que se encaixam no grupo de risco, conforme orientações da OMS (acima de 60 anos, hipertensos, diabéticos, com histórico de doenças respiratórias e crônica, que utilizam medicamentos imunossupressores e grávidas), com comprovação de relatório médico e em acordo com seu chefe imediato, têm recomendação para desenvolver o trabalho em home office.

O processo de matrícula dos cursos de graduação da universidade para o semestre 202.1 está mantido.

Os setores administrativos da Uneb seguirão funcionando regularmente. A definição do esquema de trabalho fica a critério das chefias, “podendo estabelecer revezamento entre servidores, garantindo o atendimento à comunidade”. No setor, os servidores serão reorganizados espacialmente, mantendo uma distância de, pelo menos, um metro entre si.

Ainda, segundo o comunicado, estão suspensas as atividades no Teatro Uneb, auditórios, bibliotecas, laboratórios, brinquedotecas e demais espaços coletivos. Também ficam suspensos eventos que aglomerem pessoas como congressos, palestras, seminários, formaturas, colação de grau, atividades de campo e eventos artísticos e desportivos. A colação de grau poderá ser realizada individualmente.

A Uneb decidiu suspender as viagens acadêmicas (estaduais, nacionais e internacionais) de docentes, técnicos e estudantes. Bem como, as atividades dos programas extensionistas e atividades dirigidas à população com idade acima de 60 anos, tais como o Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI).

“Bancas de atividades da graduação e da pós-graduação podem ser mantidas e devem adotar a utilização de sistemas de videoconferência e outras ferramentas para comunicação em mediação tecnológica, garantindo a participação da presidência da Banca e do Membro Interno do Programa”, informa a univesidade. A videoconferência também será adotada para reuniões de órgãos colegiados.

Serão afastados de suas funções, docentes e servidores técnico-administrativos com sintomas de problemas respiratórios como febre, tosse, coriza, dor na garganta, congestão nasal e falta de ar; e aqueles que realizaram viagens internacionais e nacionais – estes deverão ficar em quarentena, em domicílio, por um período de 14 dias.

Ifba

O Ifba informa que todas as atividades serão suspensas em Camaçari por tempo indeterminado. A decisão segue decretado publicado pela Prefeitura de Camaçari nesta segunda-feira (16).

Além das atividades acadêmicas, também serão suspensas as administrativas, salvo em situações excepcionais. “Os setores administrativos deverão enviar lista de atividades que podem ser realizadas remotamente e daquelas que requerem presença no Campus”, diz a nota. O prazo para envio por parte dos servidores é até às 14h de hoje (17).

No campus serão suspensas, ainda, as atividades dos colaboradores contratados.

Em comunicado, o Ifba Camaçari recomenda aos servidores e alunos que as viagens que não são essenciais, sejam adiadas. A instituição orienta quanto à redução do contato social para evitar as chances de transmissão da Covid-19.

“Assim que a situação for normalizada, o calendário acadêmico será atualizado com a maior brevidade possível”, assegura ao ressaltar que as medidas serão avaliadas continuamente pelo Comitê Local de Prevenção e Acompanhamento da Ameaça do Coronavírus (Covid-19).