Coronavírus: Governo da Bahia compra 400 respiradores da China; Fieb doa mais 100 aparelhos

Foto: Reprodução O Globo

A Bahia contará com novos aparelhos no combate ao novo coronavírus (Covid-19). O governador Rui Costa (PT) anunciou nesta terça-feira (24) a compra de 400 respiradores da China. A compra é feita em conjunto com o Governo do Ceará, que vai adquirir 200 equipamentos.

A previsão de entrega é no dia 13 de abril e os respiradores serão utilizados nas unidades que estão fazendo tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19.

A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) doará mais 100 respiradores ao Estado. “Nós teremos 500 respiradores no estado e isto vai ajudar a equipar nossas unidades. Estamos dedicando o Couto Maia exclusivamente para isto e ainda queremos montar uma estrutura externa para acrescentar mais leitos. Dentro de 15 dias, o Hospital Espanhol deve estar em funcionamento também”, comentou Rui Costa.

Enquanto prepara a rede pública de saúde no combate ao novo coronavírus, o governador tranquilizou a população quanto à pandemia no estado, abaixo da média no país. “Estamos com 3% dos casos nacionais, ou seja, estamos muito abaixo do que a população da Bahia representa em relação à população do Brasil. Não temos, na rede pública, nenhum caso grave registrado. Na rede privada, temos três pacientes entubados, mas com informação de que já passaram pelo momento mais difícil e devem, em breve, ser desentubados”, relatou o governador.

Farmacia