Fake news: Sesau afirma que publicação em rede social sobre novo caso confirmado de coronavírus em Camaçari é mentira

Foto: Getty Images

Em nota divulgada à imprensa nesta terça-feira (24), a Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau) assegura que informação que circula nas redes sociais sobre novo caso de coronavírus (Covid-19) no município é falsa. Até o momento, a cidade possui um caso confirmado.

De acordo com a nota, um morador da cidade teria publicado no seu perfil do Facebook que havia sido infectado pela Covid-19. Porém, segundo a Sesau, o suposto paciente não está registrado nem como caso suspeito no sistema de Coordenação Epidemiológica de Camaçari e nem do Estado.

“Em conversa com a COVEPI o autor do Fake News alega ser um caso positivo pelo fato de ter retornado de São Paulo recentemente com uma amiga, que está morando com ele, e ela está como caso suspeito”, explica a secretaria.

Leia a nota na íntegra:

Publicação em rede social de novo caso confirmado de Coronavirus em Camçari é Fake News

Circula nas redes sociais mais um Fake News sobre caso confirmado de Coronavirus em Camaçari. Um morador do município publicou em seu perfil do Facebook que ele seria um caso confirmado e que não estaria nos dados estatísticos divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado e do Município. Contudo, a Secretaria de Saúde de Camaçari informa que a publicação não passa de mais um Fake News que só causa incertezas e pânico na população.

De acordo com a Sesau o autor do Fake News não está registrado nem como caso suspeito no sistema da Coordenação Epidemiológica de Camaçari e nem do Estado, pois até então ele não tinha nem passado por uma unidade de saúde. “A atitude dele foi muito irresponsável, pois coloca a população em pânico desnecessário. Hoje pela manhã nossa equipe manteve contato e o orientou a procurar a unidade de saúde para passar por uma avaliação clínica e ser enquadrado ou não como caso suspeito para posterior realização do exame laboratorial”, explica Ana Paula Nogueira, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Camaçari.

Em conversa com a COVEPI o autor do Fake News alega ser um caso positivo pelo fato de ter retornado de São Paulo recentemente com uma amiga, que está morando com ele, e ela está como caso suspeito. “A amiga dele foi confirmada como caso suspeito hoje pela manhã e já foi feita a coleta da amostra dela para o exame laboratorial. Contudo, ela ainda é um caso suspeito. Não há resultado de exame. Isso não justifica a atitude dele se autodecretanndo como portador do coronavirus”, ressalta Ana Paula.

O secretário de Saúde, Elias Natan, pede mais uma vez a população que não compartilhe notícias falsas. “Todos os dias estamos divulgando nosso boletim epidemiológico da forma mais transparente possível para passar confiança e tranquilidade a população. Estamos trabalhando quase que 24h por dia neste enfrentamento ao COVID-19. Por isso peço mais uma vez que não compartilhemos notícias falsas. Em caso de orientações sobre o coronavirus em Camaçari as pessoas podem acompanhar todas as informações oficiais em nossas redes sociais e site da Prefeitura”.