Coronavírus: médico é o primeiro paciente diagnosticado em Ilhéus

O médico Luiz Roberto Andrade é o primeiro paciente diagnosticado com o novo coronavírus (Covid-19) em Ilhéus, sul da Bahia. O diagnóstico foi dado nesta quinta-feira (26), quando até o início da tarde de hoje, o estado soma mais 100 casos positivos da doença.

Em entrevista ao G1, o médico contou que começou a se sentir mal no último domingo (22), quando foi levado para o Hospital São José. “Foi solicitado um exame médico. E desde então eu me resguardei em casa, para aguardar o resultado do Lacen, o laboratório que é credenciado para fazer o teste do coronavírus. Hoje [quarta-feira], por volta do meio-dia, chegou esse resultado. Mas não fiz nenhum tipo de atendimento durante este período, não expus nem a minha família e nem outras pessoas durante este período”, disse à reportagem.

O médico contou que deu plantão na noite do sábado (21) em uma UPA da cidade e fez cerca de 20 atendimentos. Na manhã do domingo, continuou no plantão do pronto atendimento, mas teve que interromper o trabalho ao sentir um desconforto no corpo.

Agora, Luiz Roberto Andrade afirma estar bem e em casa, isolado da mulher, dos dois filhos e da sogra. Novos exames deverão ser feitos no dia 1º de abril.

Segundo o secretário de Saúde de Ilhéus, Geraldo Magela, assim que Luiz Roberto manifestou os sintomas entrou em isolamento social. Exames estão sendo feitos em outros médicos e pacientes com quem ele teve contato, para que também sejam isolados.