Comitê Olímpico Internacional anuncia nova data dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos

Foto: COI/GREG MARTIN

O Comitê Olímpico Internacional (COI) definiu nesta segunda-feira (30) as datas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio.

As Olimpíadas serão realizadas de 23 de julho a 8 de agosto de 2021. Já a Paralimpíada, de 24 de agosto a 5 de setembro. Os Jogos acontecerão exatamente um ano após as datas originalmente planejadas, 24 de julho a 9 de agosto de 2020, e 25 de agosto a 6 de setembro, respectivamente.

-Publicidade-
-Publicidade-

“Quero agradecer às Federações Internacionais por seu apoio unânime e às Associações Continentais dos Comitês Olímpicos Nacionais pela grande parceria e seu apoio no processo de consulta nos últimos dias. Gostaria também de agradecer à Comissão de Atletas do COI, com quem mantemos contato constante. Com este anúncio, estou confiante de que, trabalhando em conjunto com o Comitê Organizador de Tóquio 2020, o Governo Metropolitano de Tóquio, o Governo Japonês e todas as nossas partes interessadas, podemos superar esse desafio sem precedentes. Atualmente, a humanidade se encontra em um túnel escuro. Estes Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 podem ser uma luz no fim deste túnel”, disse o presidente do COI, Thomas Bach, em comunicado divulgado hoje.

Conforme o COI, a decisão foi baseada em proteger a saúde dos atletas e de todos os envolvidos e apoiar a contenção do vírus COVID-19; proteger os interesses dos atletas e do esporte olímpico e o calendário internacional de esportes global.