Camaçari realiza 2.900 Testes do Pezinho por ano

Um dos primeiros e mais importantes exames para saúde dos recém-nascidos é comemorado neste sábado, 6 de junho, o Dia Nacional do Teste do Pezinho, que em Camaçari são realizados em média 2.900, por ano, nas unidades de saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, o teste que deve ser realizado entre o 3º e 5º dia de vida do recém-nascido, é capaz de identificar doenças como o hipotireoidismo congênito, hiperplasia adrenal congênita e fenilcetonúria. Quanto mais rápido for a identificação e início do tratamento das doenças, maior a possibilidade de evitar sequelas nas crianças, como a deficiência mental, microcefalia, convulsões, comportamento autista, fibrosamento do pulmão, crises epilépticas, entre outras complicações.

Em Camaçari o teste é feito em todas as unidades de saúde. Porém, com a chegada da pandemia do coronavírus algumas mudanças foram necessárias na rotina de trabalho das unidades de saúde. “O teste continua acontecendo em algumas unidades, pois ele não pode parar em virtude de sua importância para saúde dos bebês. Para garantir a segurança sanitária das mamães, papais e bebês que forem às unidades realizarem o teste, nossas equipes estão tomando todas as medidas preventivas para proteger as crianças e seus pais”, explica Fernanda Nassiff, responsável pela Área Técnica da Saúde da Criança da Secretaria da Saúde (Sesau).

Veja quais as unidades onde realizar o Teste do Pezinho atualmente em Camaçari.

Distrito Sanitário de Abrantes

UBS Vila de Abrantes
USF Pé de Areia

Distrito Sanitário de Monte Gordo

USF Caminho do Mar
USF Barra do Jacuípe
UBS Monte Gordo
USF Barra do Pojuca

Distrito Sanitário Sede

USF Ponto Certo
USF Novo Horizonte
USF Jardim Limoeiro I
USF Jardim Limoeiro II
UBS Gleba B
USF Burissatuba
UBS Camaçari de Dentro
USF Santo Antônio
UBS Gravatá
USF Phoc III
USF Piaçaveira
USF Nova Aliança
USF Parque das Mangabas
USF Verde Horizonte I
USF Verde Horizonte II
USF Parque Verde I
USF Parafuso
UBS Gleba E

Clity