Vinagre, limão e mais ingredientes para acabar com o mofo em casa

Os dias de chuva trouxeram um incômodo conhecido dos donos de casa: o cheiro de umidade, o bolor e mofo. Além de deixar uma aparência desagradável no ambiente, o cheiro incômodo pode estimular o aparecimento de doenças respiratórias e alergias. É problema sério para aqueles que têm rinite, sinusite, bronquite e asma.

Algumas medidas podem ser úteis na hora de livrar a casa dessa situação incômoda. Um dica simples é passar um pano com álcool ao secar a água que escorre nas laterais da geladeira e nos vidros das janelas, bem como enxugar o chão e as paredes após a limpeza. Mas é preciso cuidado se for manusear o álcool, sobretudo na cozinha. Abrir bem a casa e deixar ventilar é o primeiro passo para acabar com o bolor e o mofo.

Alguns produtos comuns nas casas auxiliam na luta contra o mofo. Um deles é o giz (utilizado em quadro escolar). Deixar sachês feitos de tule cheios de giz espalhados vai retirar a umidade do local. O giz absorverá a umidade, quando estiver úmido, é um sinal de que está na hora de trocá-lo. Para as paredes, a água sanitária é a melhor solução. Depois de limpar o mofo do ambiente com um pano seco, misture 50 ml de água sanitária com 1L de água, e passe na área infectada.

O suco de limão é excelente para tirar manchas de mofo. Sua acidez age bem sobre azulejos. Ou seja, é boa alternativa para tirar o mofo de banheiros. Já água com sal é útil na limpeza de tecidos manchados pelo bolor. Depois de ficar de molho algumas horas, qualquer tecido fica livre das manchas.


tramontina