Beijuzeiras do Quilombo de Cordoaria participam do Festival de Economia Solidária

As beijuzeiras do Quilombo de Cordoaria, situada na zona rural do distrito de Vila de Abrantes, na costa de Camaçari, estão participando do Festival de Economia Solidária – São João da Minha Terra, evento que acontece até do dia 24 de junho e tem como objetivo disseminar os princípios da economia solidária, além de ajudar a escoar a produção e ampliar o faturamento do segmento durante a pandemia da Covid-19.

Durante o festival, as beijuzeiras participarão fazendo beijus aromatizados com plantas alimentícias não convencionais (Pancs), que tem um alto valor nutricional e remetem a gastronomia quilombola dos seus antepassados.

Na oportunidade, a renomada Chef de cozinha natural, Bela Gil fará uma receita utilizando os beijus aromatizados com flores da trepadeira Clitória (Clitoria ternatea), também conhecida como feijão-borboleta, em uma live (transmissão ao vivo) durante a programação do festival.

O evento será transmitido nas redes sociais do Coletivo Mídia Ninja e do Cesol. A realização do evento é fruto de edital público lançado pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Neste contexto, de valorizar a identidade territorial, cultural e favorecer a geração de renda, o festival pretende ainda, ser uma grande ação de comercialização no mês que se comemora os tradicionais festejos juninos, além de trazer a alegria para os lares da população que cumpre isolamento social por conta do novo coronavírus.

A programação conta também com aulas de culinária com outros chefs de cozinha, a exemplo de Guga Rocha e Rosa Gonçalves, além de apresentações musicais de nomes tradicionais do forró, entre eles os forrozeiros Adelmário Coelho, Del Feliz, Targino Gondim e Zelito Miranda. Entre os destaques do festival, estão produtos da culinária e artesanatos típicos das diversas regiões do estado, que serão comercializados no site do festival.

Quem deseja mais informações sobre o evento e assistir a programação completa, pode acessar o site do festival (www.festivalecosolba.com.br). Ou ainda por meio das mídias sociais das beijuzeiras de Cordoaria no Instagram (https://www.instagram.com/beijuzeirasdecordoaria/) e no Facebook (https://www.facebook.com/beijuzeiras.cordoaria.3).

Clity