Seis novas pontes estão sendo construídas em Camaçari

Atenta à necessidade de segurança e conforto dos munícipes, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), segue com diversas obras sendo realizadas, de forma simultânea, em todo município. Com esta característica e prezando por ofertar um lugar bom para se viver, a administração pública trabalha na construção de pontes, para melhorar o acesso, evitar acidentes e facilitar a circulação da população por locais antes considerados de difícil acesso.

A maioria dos equipamentos estava com a vida útil esgotada e em algumas situações era necessário improvisar a passagem com pedaços de madeira, representando por anos riscos à população. E para atender a uma reivindicação antiga dos moradores, a prefeitura construiu pontes em diversas localidades, entre elas: no bairro Botafogo, que faz divisa com Dias d’Ávila, local em que foi necessário demolir a ponte que existia devido ao seu estado degradado, para construir uma nova com estrutura de concreto armado; em Rancho Alegre, em Arembepe, na Costa do município; e em Galo Assanhado, localizada em Areias. Nas duas últimas localidades citadas, as pontes são de madeira e foram projetados apenas para passagem de pedestres.

-Publicidade-
-Publicidade-

Com os serviços de infraestrutura, os equipamentos passaram a oferecer mais segurança aos munícipes, além de melhorar a fluidez da água, uma vez que havia pontos de retenção em virtude dos galhos e resíduos sólidos que impediam o escoamento e causavam alagamentos.

Desde o início, a atual gestão municipal intensificou a execução dos serviços de recuperação e manutenção, e em caráter preventivo, a ponte da Rua do Telégrafo também passou por intervenção. O serviço foi realizado com o objetivo de proteger a fundação existente, para que as águas do Rio Camaçari não danificassem a base da estrutura. No equipamento, localizado no bairro do Natal, foram feitas as cortinas de contenção dos encontros da ponte, utilizando fundação com estaca, vigas de coroamento e placas de concreto.

A prefeitura ainda executou construção de ponte em estrutura de concreto armado na Rua do Toco, sobre o Rio Piaçaveira; além da execução das juntas de dilatação (preenchimento de espaço entre as estruturas) das pontes da Rua Santa Bárbara, no Burissatuba, e da Rua Maria Meire, no Nova Vitória; e da ponte na Rua Abaré, no bairro Gleba C.

Outras seis pontes estão sendo construídas em diversos trechos que compõem a Bacia do Rio Camaçari e devem ser concluídas até o final do ano. Os serviços seguem na da Rua Bahia, que faz ligação entre a Nova Vitória e o Natal; na Rua da União; na Avenida Rio Camaçari, que une o Camaçari de Dentro ao bairro Dos 46; na Rua das Algarobas, que interliga o Phoc III e a Gleba E; na Rua Belmonte, que faz ligação entre as comunidades do Phoc II e Camaçari de Dentro; e na Rua da Bandeira, que conecta o Centro da cidade ao Jardim Brasília. No entanto, nestes locais, a gestão também construiu passarelas provisórias, para melhorar o acesso e assegurar o direito de ir e vir da população enquanto a obra estiver em execução.