Eleições 2020: sem poder ir às ruas, pré-candidatos a vereador de Camaçari intensificam pré-campanha nas redes sociais

As eleições municipais de 2020 foram adiadas para 15 de novembro e o cenário da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), além de mudar a data do pleito, interferiu diretamente no jeito de fazer campanha eleitoral. Faltando quatro meses para a eleição, pré-candidatos a vereador de Camaçari intensificam a movimentação nas redes sociais e o ritmo de pré-campanha.

Mais do que nunca a internet será o principal local de atuação dos pré-candidatos, já que devido à pandemia da Covid-19 eventos com aglomerações estão proibidos e a orientação é a permanência em casa. Ir às ruas era uma das maiores ferramentas utilizadas pelos políticos. O corpo a corpo e contato com os eleitores ocorriam com as caminhadas, comícios, rodas de debate e conversa, etc.

-Publicidade-
-Publicidade-

Com as mudanças, os pré-candidatos estão tendo que se reinventar. Na base governista, a jornalista Carluze Barper é pré-candidata a vereadora pelo PSDB. Ela vem ocupando as redes, principalmente, com lives semanais. O partido pelo qual irá disputar as eleições em novembro possui cinco representantes na Câmara, que deverão tentar a reeleição.

Barper destaca que as redes sociais têm sido de suma importância, por conta do momento atípico que vivemos, no qual a recomendação é sair de casa apenas em questões essenciais. “Diante disso, a gente não tem condição de ir até a casa dos eleitores, fazendo aquela tradicional política de casa em casa, de corpo a corpo. Aí entram as ferramentas das redes sociais como fatores importantes para gente poder estar dialogando as nossas propostas durante essa pré-campanha”, diz.

No lado da oposição, o pré-candidato a vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Tagner Cerqueira mantém a rede atualizada há pouco mais de um ano com denúncias, debates, acolhimento de ideias “e tudo isso ajudou para que atravessássemos esse período de forma um pouco mais tranquila, no momento, só nos resta caminhar por essa trilha, devido à necessidade e a prudência de não fazer propagar um vírus ainda sem vacina”.

Para ele as redes têm sido uma das estratégias fundamentais para manter o diálogo com as pessoas, fidelizar e ampliar o seu público.

“Toda pessoa que tem um celular com internet tem também o mundo em suas mãos, é assim que costumo me referir ao banco de dados que é o WhatsApp. É por este canal que a gente consegue se comunicar com uma infinidade de pessoas e também fazer chegar a mensagem que queremos”, comenta.

Cerqueira entra na disputa para ampliar a bancada oposicionista na Câmara Municipal de Camaçari, que hoje conta com cinco vereadores, sendo quatro do PT e um do PCdoB.

Carluze Barper (PSDB) e Tagner Cerqueira (PT) têm utilizado as redes sociais para atingir os seus eleitores. Fotos: Reprodução Facebook
-Publicidade-
-Publicidade-