Comércio de Camaçari inicia primeira fase da retomada; saiba como ocorre o funcionamento

Os estabelecimentos comerciais tiveram que se readequar ao atual cenário de pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em Camaçari com a retomada das atividades. Para reabrir, foi necessário, por exemplo, adotar o uso obrigatório de máscaras em funcionários e clientes, o distanciamento de 2 metros, e limpeza e desinfecção dos ambientes a cada duas horas.

O comércio deverá seguir as normas estabelecidas pela prefeitura para a uma retomada segura, que prevê ainda aferição de temperatura dos empregados, clientes, visitantes e fornecedores nas entradas das lojas; disponibilização de limpa sapato, tapete ou toalha úmida com hipoclorito de sódio a 2%; e álcool a 70% e álcool em gel a 70% para todos.

-Publicidade-
-Publicidade-

As Lojas Planeta, por exemplo, já se preparam e adotaram todos os protocolos de segurança, bem como a devida limpeza das mãos com água e sabão ou álcool 70%. Dentro das lojas, marcações no chão e assentos deverão garantir o devido distanciamento entre todos que circulam pelos estabelecimentos.

“Estamos prontos para a retomada, implantando e seguindo, rigorosamente, todas as recomendações indicadas pela gestão municipal. Nossa expectativa é voltar nossas atividades e continuar gerando emprego no município”,disse as Lojas Planeta por meio da assessoria de imprensa.

Além das medidas de higienização, os estabelecimentos comerciais terão que tomar medidas com relação aos seus funcionários, intercalando e alternando horários de atendimento: lojas de rua e centros comerciais e/ou por atividade econômica em até três turnos horários de entrada/saída diferenciados, com o objetivo de não sobrecarregar o transporte público; e priorizar o afastamento, sem prejuízo de salários, de empregados que fazem parte do grupo de risco (pessoas acima de 60 anos, hipertensos, diabéticos, gestantes).

Mesmo com as restrições, a reabertura gradativa é avaliada positivamente pelos comerciantes, que sem mantêm em alerta quanto às medidas de segurança para evitar o aumento do número de casos de Covid-19 na cidade e provocar um novo fechamento. Foram cerca de quatro meses de comércio fechado em Camaçari.

“Com a retomada a gente entende que as coisas começam a voltar, não ao normal ainda, mas se Deus quiser bem em breve as coisas já se normalizam e a gente consegue retornar a nossa vida ao normal. O importante é que todo mundo se cuide para não deixar o vírus contaminar mais pessoas, porque a gente entende que se o vírus voltar com mais força agora, depois dessa flexibilização, pode até atrapalhar ainda mais”, fala Alexandre, sócio-proprietário das lojas Impacto e Pexinxa.

Proibição

Durante a primeira fase de reabertura a prefeitura proíbe a realização de campanhas promocionais com descontos chamativos que acarretem na aglomeração de pessoas. Quem descumprir a ordem poderá ter o estabelecimento interditado.

O quê abre

A partir de hoje voltam a funcionar com restrições os comércios classificados como do tipo I, tipo II, além de bares, restaurantes e feiras livres, comércio ambulante, shoppings, escritórios e repartições públicas, academias, salões de beleza e clínicas de estética.

  • Comércio tipo I – Funcionamento das 08h às 13h

Tecidos; armarinhos; eletrodomésticos; eletrônicos; informática; móveis; artigos para escritórios; estúdios de revelação e impressão fotográficas; gráficas; papelarias e livrarias; colchões; artigos para festa; chocolates e bombonieres; tabacarias; floriculturas; bancas de jornais e revistas; e comércio de animais vivo.

  • Comércio tipo II –Funcionamento das 13h às 18h

Vestuário; cama, mesa e banho; artigos esportivos; utilidades do lar; calçados, bolsas e demais acessórios; cosméticos e perfumarias; e joalherias e bijuterias.

A partir do dia 27 passam a funcionar com novos horários os seguintes setores da economia:

  • Shoppings  – 13h às 20h
  • Bares, restaurantes, lanchonetes – 11h às 14h (a partir desse horário delivery)
  • Gêneros alimentícios – 7h às 14h
  • Feiras livres para gêneros não alimentícios – 14h às 18h
  • Ambulantes para produtos não alimentícios – 7h às 18h
  • Ambulantes para produtos alimentícios – 14h às 18h
  • Atividades religiosas – 10h às 20h
  • Escritórios e repartições públicas – 9h às 16h
  • Academias, salões de beleza, estética – horário mais ampliado para evitar aglomerações.
-Publicidade-
-Publicidade-