Professor Jorge Portugal será enterrado nesta terça-feira em Santo Amaro

O professor, escritor e ex-secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal, será enterrado hoje (4), em Santo Amaro, recôncavo baiano, sua cidade natal. O velório está previsto para às 11h e o sepultamento para às 16h.

Ele morreu na noite desta segunda-feira (3), após falência cardíaca aguda. Portugal foi internado pela tarde na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cardiovascular do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), mas não resistiu.

Conforme familiares, o professor teve um AVC há dois anos e implantou um marca-passo em janeiro deste ano, quando desde então começou a sofrer com insuficiência cardíaca.

Jorge Portugal completaria 64 anos nesta quarta-feira (5)

Luto oficial

O governador Rui Costa (PT) decretou luto oficial em todo estado nesta terça-feira.

“Imensamente entristecidos, lamentamos a morte do ex-secretário de Cultura do Estado Jorge Portugal. Educador, poeta, compositor, Jorge era um homem de múltiplos talentos, exercidos com a energia e a simpatia que inspirava todos à sua volta. Era, antes de tudo, um homem apaixonado pela Bahia e pelo seu povo, que estiveram sempre no centro do seu trabalho, fosse como administrador público, professor e artista. Como diz um dos seus versos: ‘Uma nação diferente, toda prosa e poesia, tudo isso finalmente, só se vê, só se vê na Bahia’. Nossos sentimentos para seus amigos e familiares por essa grande perda”, afirmou o governador.

Em Camaçari, o prefeito Elinaldo Araújo (DEM) lamentou a morte do professor nas redes sociais. “Perde a cultura, perde a educação, perde a Bahia…Que Deus te receba em um bom lugar, Jorge Portugal. Meu abraço afetuoso aos familiares e amigos desse grande Professor”.