Inaugurada sede da Diretoria de Controle e Regulação do SUS em Camaçari

Nesta terça-feira (11) a nova sede da Diretoria de Controle e Regulação do SUS foi inaugurada em Camaçari. A instalação está localizada na Avenida Francisco Drumond. Durante a cerimônia de inauguração também foram entregues seis ambulâncias.

Segundo a prefeitura, essa nova unidade faz parte da modernização da regulação e segue o que é preconizado pela Política Nacional de Regulação, que é organizar o fluxo de acesso aos usuários dentro da rede, dizer o caminho que o usuário vai seguir para que saia da atenção primária e vá para a especializada. Como a marcação é descentralizada, através das unidades de saúde ou do aplicativo Sesau + Perto de Você, no local é realizado todo o monitoramento do processo, identificação e análise de agendas e cumprimento das mesmas e se cada unidade está ofertando o que tem capacidade, por exemplo.

-Publicidade-
-Publicidade-

“É, acima de tudo, um conforto para equipe, condição de trabalho adequada. Além disso, representa a mudança no processo de trabalho, nós lançamos a nova regulação ano passado, um projeto novo, com toda a estrutura. A regulação nova é 100% descentralizada, então o usuário vai para a unidade de saúde e aqui recebemos os prestadores, os gerentes de unidade dos Distritos Sanitários, para fazer a discussão da parte técnica, da política de regulação, então a estrutura física também contempla a nossa proposta de trabalho”, falou a diretora de Controle e Regulação do SUS, Elba Brito.

“Começamos o dia com essa grande novidade, que é a entrega da nova unidade de regulação, um lugar muito mais humanizado. Oportunidade também que entregamos mais seis ambulâncias para reforçar o atendimento à nossa população”, disse o prefeito Elinaldo Araújo (DEM).

O secretário de Saúde, Luiz Duplat, destacou que a nova unidade é totalmente informatizada e falou sobre as novas ambulâncias. “São ambulâncias do tipo A e seguem para as unidades ainda hoje, vão para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e pro Serviço de Transporte de Usuários (STU). E as ambulâncias que estavam nas UPAs serão direcionadas para a Atenção Básica”.