Secretários da RMS afirmam que não há data definida para retorno das aulas presenciais; protocolo unificado está em construção

Em 3º encontro para debater a volta às aulas e cenário pedagógico durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), secretários da Educação dos municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS) firmaram acordo para preenchimento e aperfeiçoamento do formulário diagnóstico sobre a situação da educação de cada cidade; que não há uma data para o retorno das aulas presenciais e todos os municípios continuarão com os preparativos para voltar às atividades.

A reunião, realizada no auditório da Secretaria da Educação do Estado(SEC), localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, nesta quarta-feira (12), deu continuidade à construção do protocolo unificado para o retorno das aulas presenciais na rede pública e particular.

-Publicidade-
-Publicidade-

Os gestores presentes representaram as cidades de Camaçari, Lauro de Freitas, São Sebastião do Passé, Pojuca, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Dias d’Ávila e Candeias.

Além de dar continuidade a construção de uma agenda para os anos de 2020/21, ficou estabelecido que será feito um convite para a presidência da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), fazer parte da construção do protocolo.

“O encontro foi extremamente importante por instituir fluxos para o fortalecimento de uma discussão territorial sobre os cenários educacionais em tempos de pandemia e pós pandemia. Esse regime de colaboração com o Estado é estratégico para qualificar as decisões municipais e claramente repercutir no planejamento e implementação de políticas públicas reparadoras na educação. A gestão de contextos complexos como este, exige reflexão e partilha”, concluiu a secretária da Educação (Seduc) de Camaçari, Neurilene Martins.

“A nossa expectativa é que possamos construir uma estratégia entendendo todas as dificuldades dos municípios, que contemple o suporte pedagógico às nossas crianças”, pontuou o subsecretário da Educação do Estado, Danilo de Melo Souza.

O secretário da Educação de Salvador, Bruno Barral, se colocou à disposição dos demais secretários para contribuir na elaboração do plano.

A próxima reunião do colegiado no formato presencial está prevista para acontecer no dia 19 de agosto, às 15h, no auditório da Secretaria da Educação do Estado (SEC), em Salvador.