Anvisa aprova testes de vacina contra Covid-19 na Bahia

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta terça-feira, 18, a aprovação para condução de um ensaio clínico que vai estudar uma potencial vacina contra o coronavírus. A Bahia e mais 6 estados vão realizar os testes da vacina desenvolvida pela empresa Janssen-Cilag Farmacêutica.

O ensaio clínico aprovado é um estudo fase 3, que busca avaliar a eficácia e segurança na prevenção a Covid-19. Será uma dose única da vacina ou placebo e o estudo prevê a inclusão de até 60 mil voluntários, sendo 7 mil no Brasil.

-Publicidade-
-Publicidade-

Os testes serão distribuídos em diversas regiões do país, nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Norte. O recrutamento dos voluntários é de responsabilidade dos centros que conduzem a pesquisa.

Os ensaios clínicos são os estudos de um novo medicamento realizados em seres humanos. A fase clínica serve para validar a relação de eficácia e segurança do medicamento e também para validar novas indicações terapêuticas.

Dentro desse ensaio, existem três fases (I, II, III), onde são colhidas informações sobre atividade, funcionamento e segurança para que o produto possa ser liberado ao mercado e ser usado em pacientes junto com o tratamento padrão da pesquisa.

Para realização de qualquer pesquisa clínica envolvendo seres humanos, é obrigatória a aprovação dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) e/ou da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

Fonte: A Tarde