Onda de frio intensa atingirá Brasil nos próximos dias e temperaturas também podem cair na Bahia

A partir de hoje (19) até o dia 23 de agosto, domingo, uma onda de ar frio, de origem polar, passará pelo Brasil. Segundo o Clima Tempo, o fenômeno provocará chuvas fortes, possibilidade de neve e geadas, e quedas de temperatura do Sul ao Norte do país.

A previsão é de que essa seja a massa de ar frio mais intensa de 2020 e que, dificilmente, o Brasil tenha outra onda de frio como esta ainda este ano. O frio também será intenso na Argentina, no Uruguai, Paraguai, Bolívia e em parte do Peru.

“Todos os anos ocorre pelos menos uma onda de frio muito forte na América do Sul, mas esta massa polar será especialmente forte e abrangente para agosto”, afirma o Clima Tempo.

Em território nacional, a influência da onda de frio muito forte será sentida em diferente níveis nos estados do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte, como Rondônia, Acre e sul do Amazonas. De acordo com meteorologistas, o vento frio deve suavizar o calor até no extremo sul do Pará e do Tocantins. Além disso, algum efeito deve ser sentido também em parte da Bahia.

Em Camaçari, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta quarta-feira (19) a temperatura mínima será de 21°C e a máxima de 28°C, com ventos de moderados a fracos. Na quinta-feira (20), os termômetros variam de 20°C  a 30°C e até o domingo a temperatura deverá permanecer parecida, entre 20°C e 29°C.

A previsão do Inmet mostra que em Salvador as temperaturas também deverão ficar mais amenas, para hoje a previsão é de muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada e temperatura variando entre 21°C e 28°C. Na quinta-feira (20), a máxima deverá ser de 29°C e a mínima de 20°C. De sexta-feira (21) até o domingo, os termômetros devem variar entre 21°C e 29°C.