Contenção de encosta do bairro do Dois de Julho passa por inspeção

Na manhã desta quinta-feira (3), o prefeito Elinaldo Araújo (DEM) inspecionou a obra de contenção e estabilização de encosta entre as ruas Alto da Bela Vista e Ambrósia, no bairro do Dois de Julho, em Camaçari.

A intervenção é executada pela empresa Concreta Tecnologia e Engenharia. A contenção possui extensão de 55 metros por 13 m de altura e, de acordo com o representante da empresa e coordenador de obra, Márcio Brito, foi adotada a medida de estabilização do talude com técnica de solo grampeado e revestimento em concreto projetado; limpeza da área; retirada da vegetação, lixo e entulhos; desmatamento e deslocamento de árvores; proteção do talude com plantio de grama; implantação de piso cimentado; além da construção de dispositivos de drenagem pluvial com canaletas, caixas de passagem e galerias.

Moradores da região relatam que em períodos chuvosos a tensão era grande por conta do deslizamento de terra e do risco eminente de acidentes.  “Aqui era cheio de mato e em tempo de chuva descia muita terra. Algumas vezes passamos a noite em claro com medo de um deslizamento, mas graças a Deus e ao prefeito agora a situação será outra. Está ficando lindo e, em breve, vamos estar 100% seguros”, disse Maricélia de Jesus, que mora no bairro há 41 anos.

“Moro aqui desde que nasci e realmente ficávamos preocupados com o que poderia acontecer, principalmente em tempos chuvosos, mas agora é agradecer e aproveitar a nossa casa com mais segurança”, falou a moradora Anaíldes dos Santos.

A área oferecia risco aos moradores, com possibilidade de ocorrer ruínas das estruturas existentes. “A nossa prioridade é salvar vidas. Havia um risco grande de desabamento e por isso a realização dessa intervenção é muito importante. A comunidade aguardou esse serviço há anos e graças a Deus estamos executando”, afirmou Elinaldo.