Formatura online celebra conclusão de curso de educação de 102 jovens e adultos de Camaçari e Dias d’Ávila

Concluir o ensino médio era considerado um sonho distante para a recepcionista Keitiane dos Santos, 27 anos, adormecido por 10 anos por conta das responsabilidades com a família e pelo trabalho. “Eu avistava esse sonho cada vez mais longe, mas nunca perdi a esperança e a força de vontade de realizá-lo”, conta a jovem que superou as dificuldades e alcançou sua meta.

Na sexta-feira (11), às 18h, ela e outros 101 colegas vão celebrar a formatura no Programa Seja! Saberes da EJA, que tem o objetivo de ampliar a educação básica de jovens e adultos de Camaçari e Dias d’Ávila. A cerimônia será realizada remotamente, adaptada às recomendações para evitar aglomeração por conta da covid-19.

-Publicidade-
-Publicidade-

A iniciativa, que é patrocinada pela Braskem, é realizada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi Bahia) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Bahia). “Estou muito ansiosa para minha formatura e feliz por poder compartilhar minha alegria com meus filhos, esposo e minha mãe. Protegidos em nossa casa, vamos comemorar e festejar esse momento”, relata emocionada Keitiane, que agora já planeja realizar novos cursos e passar no vestibular para Direito.

A cerimônia será transmitida pelo YouTube para os alunos e seus familiares. Para facilitar o acesso, os estudantes vão receber créditos no celular. A celebração seguirá o protocolo comum às formaturas e terá mestre de cerimônia, juramento, concessão do grau, homenagem do professor e até plaquinha para simular o capelo, chapéu usado pelos formandos. Os formandos também foram presenteados com uma caixa personalizada entregue em suas residências com camisa do projeto, o canudo original com certificados do curso, histórico do aluno, além de plaquinhas com frases divertidas e uma embalagem com brigadeiros gourmet para festejar a conquista.

O Programa Seja! Saberes da EJA estimula saberes adquiridos ao longo de suas vidas para conclusão do ensino médio e a oferta de qualificação profissional pelo Senai, ampliando assim as oportunidades para inclusão no mercado de trabalho. Este é o segundo ano do projeto na região de Camaçari e marca a expansão para o município de Dias d’Ávila.