Cinemas e teatros de Salvador voltarão a funcionar na segunda-feira, afirma ACM Neto

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), anunciou nesta sexta-feira (11) que os cinemas, casas de espetáculo e teatros da capital irão retomar as atividades na próximas segunda-feira (14). A informação foi dada durante a entrega de requalificação do Camelódromo da Barroquinha.

Há cerca de seis meses fechados, os espaços terão que seguir várias regras em comum. ACM Neto afirma que o horário de funcionamento dos cinemas será das 12h às 23h. No caso dos teatros e casas de espetáculo não há horário definido, porém deve ser obedecido o intervalo de uma hora entre cada apresentação.

-Publicidade-
-Publicidade-

A prefeitura diz que a venda de ingressos deve ser preferencialmente online, sendo permitido apenas duas cadeiras juntas por vez. “Digamos que vai uma família, quantas pessoas poderão ficar juntas? Duas pessoas. Então, a gente vai ter um limite de compra de até duas pessoas conjuntamente”, explicou.

O limite de ocupação por sala, teatro ou casa de espetáculo é de até 100 pessoas, cumprindo decreto estadual, devendo ter um distanciamento mínimo de até duas poltronas entre as que deverão ser utilizadas.

As poltronas que não forem usadas precisarão ter uma vedação física para impedir a sua utilização de maneira inadequada.

Nos cinemas, as salas deverão ser higienizadas antes do início de cada sessão, ficando estabelecido o intervalo mínimo de 20 minutos entre uma e outra.

O uso de máscara será obrigatório em todos esses locais, exceto para os artistas, e será preciso manter uma distância de pelo 5 metros do público. Fica proibida a exibição de filmes 3D ou que precisem da utilização de óculos ofertados pelos cinemas.

O consumo de bebidas e comidas fica permitido apenas dentro das salas de cinema, teatros ou casas de espetáculo. A visita de pessoas aos camarins nos teatros e casas de espetáculo não será permitida.

Para o prefeito a reabertura destes espaços é possível porque o número de casos e a média móvel de casos do novo coronavírus (covid-19) tem apresentado quedas, com percentual de -54% nos últimos dias. ACM Neto afirma que a capital também tem demonstrado um recuo na taxa de ocupação dos leitos de UTI, que na última semana teve queda 19%. Atualmente a taxa de ocupação dos leitos de UTI em Salvador é de 39%.