Camaçari: Sesau orienta quanto atualização cadastral do SUS; procedimento pode ser feito online

A atualização cadastral dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) está em andamento em Camaçari. No entanto, a Secretaria de Saúde (Sesau) alerta de que não se trata do recadastramento do cartão SUS.

“A população pode ficar tranquila. O que está ocorrendo é a atualização cadastral vinculando as pessoas à unidade de saúde de referência do seu bairro. E quem não conseguir atualizar seu cadastro até o dia 30 de setembro poderá fazê-lo quando for na unidade de saúde realizar qualquer procedimento. Então não precisa criar pânico”, explica o secretário de Saúde de Camaçari, Luiz Duplat.

-Publicidade-
-Publicidade-

A secretaria destaca que o procedimento de vinculação do usuário do SUS à unidade de referência para seu atendimento, não resultará no cancelamento do cartão SUS e nem impossibilitará o acesso do cidadão aos serviços de saúde.

Para facilitar a atualização cadastral, a Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau) lançou no site da Prefeitura um link onde as pessoas podem realizar a atualização de forma simples e rápida. Clique aqui para acessar.

A vinculação dos usuários à unidade de saúde de referência é uma determinação do Ministério da Saúde para que os municípios continuem recebendo os recursos para o financiamento da Atenção Básica como o programa Saúde da Família.

A pasta destaca que a atualização cadastral começou em janeiro e está sendo feita pelos agentes comunitários de saúde. “Em março entregamos 400 tablets para os agentes de saúde realizarem principalmente este trabalho. Após a entrega dos tablets o cadastramento avançou 500%. Até o final de setembro atingiremos a meta proposta pelo Ministério da Saúde. Quem não recebe a visita dos agentes podem fazer a atualização cadastral pelo link no site da prefeitura ou quando forem na unidade de saúde, mesmo que seja após o dia 30 de setembro sem problemas”.