Centro de Enfrentamento ao Coronavírus em Monte Gordo é desativado

O Centro de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), instalado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do São Bento, em Monte Gordo, na costa de Camaçari, foi desativo nesta segunda-feira (14) e a partir de agora as atividades de enfrentamento à covid-19 serão descentralizadas no Distrito Sanitário de Monte Gordo (DSMG).

Conforme a prefeitura, a medida segue o mesmo modelo de enfrentamento adotado pelos distritos Sanitários da Sede e de Vila de Abrantes.

-Publicidade-
-Publicidade-

“Como é de conhecimento de todos, o atendimento do sintomático respiratório, foi descentralizado para as todas as unidades da Atenção Básica. Dessa forma, o usuário terá seu atendimento inicial e realização da testagem para o Covid-19 em sua unidade de referência do território”, explica a diretora do Distrito Sanitário de Monte Gordo, Tatiane Pires.

O CEC foi inaugurado no dia 5 de abril e desde então, segundo o governo municipal, atendeu 775 pacientes, aplicou 743 testes – com 310 resultados positivos e 433 negativos. Ainda, foram encaminhados 16 pacientes para internação hospitalar em rede própria.

A Secretaria da Saúde (Sesau) afirma que desativação do CEC não significa que está baixando a guarda no combate à covid-19. “Muito pelo contrário. Com a experiência adquirida estamos descentralizando o enfrentamento para todas as unidades de saúde ampliando ainda mais o atendimento aos pacientes sintomáticos e reforçando o combate ao novo coronavírus”, esclareceu o secretário da Saúde, Luiz Duplat.