Agricultores de Camaçari podem se cadastrar no PAA até 30 de setembro

A Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), segue ao longo deste mês de setembro com o cadastro dos agricultores do município de forma que continuem sendo contemplados pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal. Nesta quarta-feira (16/9), dona Maria Edna foi uma das primeiras trabalhadoras a efetuar sua inscrição na Coordenação de Agricultura, situada na Casa do Trabalho.

Para Edna, a participação da sua família no programa “representa muita coisa. Isso veio a calhar, pois os quem tem uma roça não tinha onde vender”, comentou acrescentando que o seu marido é responsável pelo plantio e colheita do aipim, banana, limão, abacate, pepino, feijão-verde, dentre outros alimentos na localidade de Mucugê, próximo à comunidade do Lodo em Barra do Pojuca.

-Publicidade-
-Publicidade-

O PAA tem como proposta efetuar a compra da produção agrícola dos trabalhadores rurais, dentre as quais de legumes, verduras, frutas e hortaliças. Os alimentos adquiridos são direcionados para as instituições não-governamentais cadastradas na cidade, por meio do Banco de Alimentos de Camaçari e instituições diretamente atendidas pela Sedap. Os cadastros tiveram início no dia 8 de setembro e o prazo para efetuar o procedimento vai até 30 do mesmo mês. Até o momento, aproximadamente 130 pessoas realizaram o cadastro.

De acordo com a equipe técnica da Sedap, foi realizado um planejamento estratégico para que não haja aglomeração e garantir todos os cuidados sanitários necessários durante o atendimento dos produtores rurais. Para tanto, foi separado os agricultores por microrregiões, que abriga um conjunto de localidades, a exemplo de Tiririca e Cancelas.

Cabe ressaltar que, para efetuar a inscrição é necessário que o cidadão apresente os seguintes documentos: original e cópia do RG, CPF, comprovante de residência atualizado, Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), além do extrato da DAP, NIS/PIS/PASESP e o código de cadastro na Secretaria da Fazenda (Sefaz) para que possam emitir a Nota Fiscal Avulsa.

Em caso de dúvidas, o produtor tem à disposição para contato o telefone (71) 3622-7397. O atendimento no órgão acontece de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h30.